Educação - Segunda-feira, 14 de Agosto de 2023

3º Encontro de Educação e Políticas Raciais: Cultivando Saberes e Sementes Crioulas em Piraí do Sul

Evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação destaca importância da igualdade social e conservação das Sementes Crioulas através do Projeto Horta Orgânica Escolar.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Piraí do Sul promoveu o 3º Encontro de Educação e Políticas Raciais para a Igualdade Social, que teve lugar em 10 de agosto. O foco principal deste evento foi dar continuidade ao Projeto Horta Orgânica Escolar, que concentra seus esforços no cultivo e na divulgação de Sementes Crioulas. A coordenação ficou a cargo da professora Angela Hundzinski, que utilizou palestras para disseminar a cultura dos povos tradicionais.

A palestra principal do encontro abordou a importância da preservação das Sementes Crioulas para a produção de alimentos saudáveis. O objetivo era fomentar o conhecimento, a troca de experiências e a motivação para cultivar e conservar essas sementes, as quais abrangem não apenas plantas, mas também a reprodução de animais e polinizadores, essenciais para garantir futuras fontes de alimentação saudável e diversificada.

O evento contou com palestrantes renomados, incluindo André Emílio Jantara, Técnico Agropecuário e Assessor Técnico de Agricultura Familiar e Agroecologia, que se empenha no fortalecimento da Agricultura Familiar e no desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Além disso, o Biólogo Renato Kovalski Ribeiro, Assessor Técnico de Conservação da Biodiversidade, defendeu a importância de envolver novas gerações na preservação das Sementes Crioulas.

A presença ilustre também incluiu a Secretária Municipal de Educação Daniela de Mattos Ribas, o Secretário de Agropecuária e Abastecimento Luciano Solek, a Secretária da Assistência Social Maria Lucia da Silva Godoi, diretores, pedagogos, professores municipais e estaduais, alunos do curso Técnico em Agronegócio do Colégio Estadual Jorge Queiroz Neto, membros da Comunidade Quilombola, sociedade civil e funcionários públicos.

Ao encerrar o evento, a Secretária Municipal de Educação e Cultura reforçou a relevância da igualdade social e enfatizou a necessidade de buscar constantemente a equidade, com a justiça social como objetivo primordial.

No decorrer do encontro, foram distribuídos conjuntos de sementes crioulas para quatro escolas municipais participantes do projeto: Escola Municipal Padre Anchieta, Escola Rural Municipal Eurides Martins, Escola Rural Municipal Dom João III e Escola Municipal Professora Lucília Penteado de Araújo. Essas escolas farão parte do projeto de promoção da horta orgânica, continuando o trabalho de disseminação das Sementes Crioulas.