Educação - Sexta-feira, 01 de Março de 2024

Prefeitura de Piraí do Sul inaugura novo CMEI Bianca Sachs Pordo

Unidade localizada na Avenida David Federmann vai atender aproximadamente 170 crianças

Em um clima marcante de emoção e alegria foi inaugurado na noite de quinta-feira (29), o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Bianca Sachs Pordo. A cerimônia realizada pela Prefeitura de Piraí do Sul reuniu dezenas de cidadãos piraienses, e contou as presenças ilustres do prefeito Henrique Carneiro, do vice Wagner Zadra, de Vereadores, secretários municipais e dos familiares da professora Bianca.

“Com muita alegria agradeço a todos os presentes que tornaram possível a inauguração deste novo Centro Municipal de Educação Infantil. Este momento marca um avanço em nossa cidade, proporcionando um ambiente mais seguro e propício ao desenvolvimento e aprendizado das nossas crianças. Agradeço especialmente à equipe da Prefeitura, aos familiares da professora Bianca, e a toda comunidade piraiense pelo apoio e dedicação. Que este CMEI seja um espaço de crescimento, conhecimento e felicidade para nossas crianças. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para Piraí do Sul”, afirmou o prefeito Henrique.

"É uma grande alegria inaugurar este CMEI. Todos os nossos esforços visam qualificar a educação piraiense, cada vez mais, dando mais condições aos professores, e principalmente valorizar aquilo que temos de mais importante que são as nossas crianças”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Daniela de Mattos Ribas.

Novo CMEI

O projeto para a construção do CMEI foi apresentado em 2011 e as obras iniciaram em 2014 com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A obra se arrastou por alguns anos e só foi concluída devido ao conjunto de esforços da atual equipe da Prefeitura.

Com investimento aproximado de R$ 3,2 milhões, a unidade localizada na Avenida David Federmann vai ampliar a oferta de vagas da educação infantil para crianças de seis meses a quatro anos de idade. O CMEI atenderá a 168 alunos numa estrutura moderna, confortável e acolhedora que contará com brinquedoteca, berçários, salas para banho, cozinha, refeitório e playgrounds.

O centro de educação funcionará em dois períodos, com turmas de manhã e tarde. Além do aprendizado, o CMEI vai oferecer aos pequenos alunos atividades recreativas, lúdicas e descanso, além de refeições todos os dias. As aulas iniciam no dia 6 de março.

Homenageada

O nome do prédio presta homenagem à professora Bianca Sachs Pordo, que faleceu aos 42 anos em 2020, em decorrência da Covid-19.

Professora Bianca é lembrada na cidade como um exemplo de dedicação que contribuiu para a formação estudantil de várias gerações, especialmente ao ensinar crianças nos primeiros passos da leitura e da escrita. Além da docência, trabalhou na defesa dos direitos da infância e adolescência como Conselheira Tutelar de Piraí do Sul por dois mandatos.

Durante a cerimônia de inauguração, em nota, a família expressou gratidão pela homenagem prestada. “Quanta honra. Fomos acometidos de grande alegria, o nome da nossa Bianca estar diretamente ligado ao que mais amou fazer em sua existência terrena, cuidar, ensinar e amar os pequeninos”.