Educação - Quinta-feira, 07 de Março de 2024

Emoção e Alegria: Piraí do Sul celebra 143 anos de Emancipação Política

Festividade celebrou a tradição, a história e a cultura do município, e demonstrou o orgulho do piraiense em fazer parte desta cidade tão acolhedora.

O aniversário de Piraí do Sul foi celebrado com muita alegria e emoção pela comunidade com um grande Desfile Cívico na manhã da última terça-feira, dia 5 de março. O centro da cidade foi tomado pelos moradores que acompanharam uma linda festa, em comemoração aos 143 anos de emancipação política do município.

Ao todo 22 unidades escolares, entre públicas e privadas, além de diversas entidades municipais fizeram um belo espetáculo em todo o percurso. O evento também contou com a presença especial de Fanfarras, Bandas Municipais e Bandas Marciais da região.

Com a participação da Banda do 3º Batalhão de Infantaria Blindada (13 BIB), o hasteamento da bandeira deu início às comemorações, em uma festa que celebrou a tradição, a história e a cultura do município, e demonstrou o orgulho do piraiense em fazer parte desta cidade tão acolhedora.

“O desfile cívico refletiu o nosso orgulho por esta cidade que chamamos de lar. É sempre um momento de união, quando nos reunimos com amigos e a nossa comunidade para celebrarmos juntos o nosso município”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Daniela de Mattos Ribas.

Desfile no dia 5 de março

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Piraí do Sul festejou o aniversário no dia 5 de março, conforme determina a lei municipal nº 2409/2022.

Piraí do Sul nasceu oficialmente em 5 de março de 1881. Nesta data, pela Lei nº 631 do presidente da Província do Paraná João José Pedrosa, Piraí do Sul se desmembrou do município de Castro e recebeu autonomia para tomar as suas próprias decisões políticas e administrativas.

Por muitos anos, o aniversário da cidade foi comemorado no dia 23 de abril, data da instalação Comarca de Piraí (quando o município passou a deliberar de forma independente as suas demandas judiciais, a partir do ano de 1946). Isso acontecia por motivo de logística e funcionalidade para que fossem organizadas comemorações como os desfiles cívicos, já que as aulas costumavam ter seu início em março e não em fevereiro, como acontece atualmente.

A mudança foi baseada em documentos históricos. A comemoração, em 5 de março, visa preservar a história do município, e assegurar que as futuras gerações tenham conhecimento e orgulho do povoado da Lança que se tornou Piraí do Sul, uma cidade acolhedora, com pessoas batalhadoras que buscam sempre o desenvolvimento e o progresso.

- Fotos do Desfile

- Vídeo do Desfile