Educação - Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024

Xadrez nas Escolas: Desenvolvendo mentes pensantes e habilidades para a vida!!

Projeto da Secretaria de Educação e Cultura leva o xadrez aos alunos da rede municipal de ensino

Utilizar o xadrez como ferramenta pedagógica. Este é um dos objetivos do projeto “Xadrez nas Escolas”, novidade que a Secretaria de Educação e Cultura traz aos alunos da rede municipal de ensino de Piraí do Sul.

O programa visa introduzir a modalidade nas escolas do município como instrumento atrativo e produtivo ao aprendizado. A prática do xadrez é recomendada como atividade que exercita a atenção, memória, raciocínio lógico e a tomada de decisão.

Para desenvolver o projeto, a Prefeitura de Piraí do Sul adquiriu 260 kits de tabuleiros e jogos de peças de xadrez completos, além de 15 murais didáticos para o ensino de Xadrez. O material já foi distribuído para todas as escolas do fundamental I do município, com o intuito de proporcionar aos alunos a plena participação na modalidade.

Para aplicar o esporte nas escolas, os educadores receberam capacitação durante a semana pedagógica com o professor Maurides Junior, do Clube de Xadrez Piraí. “A Seduc providenciou toda a estrutura necessária para ampliar a prática do xadrez, passando do âmbito do esporte de rendimento, que é responsabilidade da Secretaria de Esportes e Turismo, para o enfoque de esporte-educação. Essa transição, sem dúvida, contribuirá significativamente na formação de crianças que se tornarão cidadãos conscientes e participativos”, enfatizou o professor.

A implementação do ensino de xadrez nas escolas baseia-se na Lei Municipal nº 1533/2007. “O xadrez nas escolas oferece uma possibilidade para o desenvolvimento e crescimento dos alunos, contribuindo para o aprimoramento cognitivo, habilidades sócio emocionais e ética. Investir no ensino do xadrez é investir no futuro de mentes estratégicas, resilientes e preparadas para os desafios do século XXI”, explicou a Secretaria de Educação e Cultura, por meio da secretária Daniela de Mattos Ribas.