Saúde - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023

Celebração do Agosto Dourado: Promovendo Conscientização sobre Amamentação e Leite Materno

Secretaria Municipal de Saúde promove evento para discutir os benefícios do leite materno e importância da amamentação

A Secretaria Municipal de Saúde marcou o dia 08 de agosto para celebrar o "Agosto Dourado", um mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre os inúmeros benefícios do leite materno. Este alimento, considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde, é reconhecido como a opção mais completa e saudável para recém-nascidos.

A comemoração aconteceu na UBS Dr. Jorge Elizário Miguel, onde foi organizado um encontro especial. Um ponto focal do evento foi uma palestra direcionada a gestantes, destacando a importância da amamentação. Além disso, foram oferecidas orientações abrangentes sobre gestação, pré-gestação e os princípios dos primeiros socorros, incluindo técnicas para lidar com engasgos, especialmente em crianças com até três anos de idade, onde tais situações podem ser frequentes e perigosas.

A Coordenadora de Atenção Primária, Jéssica Moura da Silva, enfatizou que as equipes de saúde estão sempre à disposição para apoiar as gestantes nessa jornada de maternidade. Iniciar a amamentação logo após o nascimento do bebê pode reduzir significativamente a taxa de mortalidade neonatal, que ocorre nos primeiros 28 dias de vida. Além disso, essa prática contribui para a diminuição do risco de desenvolvimento de câncer de útero e câncer de mama, ressaltou a coordenadora.

O leite materno desempenha um papel fundamental na saúde e no desenvolvimento dos bebês, fortalecendo seu sistema imunológico e diminuindo os riscos de obesidade, diabetes, diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol elevado. Além disso, estudos mostram que a amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças com menos de cinco anos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça sua dedicação em apoiar as mães nessa importante jornada da maternidade. Recomenda-se manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, com a introdução de outros alimentos após os seis meses de vida. Para enfatizar o compromisso com essa causa, duas gestantes participantes da palestra foram agraciadas com presentes e brindes oferecidos pela Secretaria de Saúde.