Educação - Segunda-feira, 24 de Julho de 2023

Qualidade da alimentação e sua relação com o desenvolvimento de doenças crônicas são discutidas em formação com servidores(as) públicos(as) e usuárias da UBS Dr. Jorge Elizário Miguel

Cozinheiras e auxiliares de cozinheiras contratadas pela prefeitura, agentes comunitários de saúde e pacientes do Grupo Hiperdia participaram da formação

No dia 22 de julho de 2023, a Secretaria Municipal de Educação de Piraí do Sul promoveu uma formação técnica com cozinheiras e auxiliares de cozinheiras contratadas pela prefeitura para trabalhar nas escolas municipais. Nesta formação, também participaram agentes comunitários de saúde (ACS) e usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Jorge Elizário Miguel, do bairro Vila Paraná. Essas usuárias fazem parte do Grupo Hiperdia, que atende pacientes com diabetes e hipertensão arterial.

O encontro aconteceu na Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo durante a manhã. O nutricionista Alexandre Rodrigues Lobo, responsável pela alimentação escolar municipal e integrante do Grupo de Trabalho sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Piraí do Sul, coordenou a formação. A enfermeira da UBS, Viviane Simão Hennipman, intermediou o convite para os pacientes e os ACS participarem.

Durante o evento, foram discutidos temas relacionados à obesidade, diabetes (tipos 1 e 2) e hipertensão arterial sistêmica, e como a alimentação pode impactar o desenvolvimento dessas doenças crônicas. Foi enfatizada a importância dos aspectos sociais e econômicos na relação entre a qualidade da alimentação e a saúde individual e coletiva.

O nutricionista também falou sobre o sistema NOVA de classificação dos alimentos e de produtos alimentares – que os categoriza em in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados –, e reforçou sobre a utilização deste sistema na análise da qualidade das refeições que vêm sendo produzidas nas treze escolas municipais de Piraí do Sul, desde o início do ano letivo

Os participantes foram divididos em grupos para analisar fichas com registros dessas refeições, o que permitiu discutir coletivamente os critérios utilizados na classificação dos alimentos e sua importância nas rotinas alimentares, tanto escolares quanto domiciliares.

Essa formação buscou conscientizar e informar os envolvidos sobre a importância da alimentação saudável no combate e prevenção de doenças crônicas, além de promover uma reflexão sobre os hábitos alimentares nas escolas e em casa. A parceria entre a Secretaria de Educação e a UBS demonstra o compromisso do município em promover uma alimentação de qualidade para a população e melhorar a saúde de todos.