Educação - Quinta-feira, 04 de Maio de 2023

Qualidade das refeições e saúde mental são discutidas em nova formação para cozinheiras e auxiliares de cozinheiras.

Foi o segundo encontro em 2023 – o último ocorreu no início de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Educação de Piraí do Sul, promoveu no dia 26 de abril a nova formação técnica com cozinheiras e auxiliares de cozinheiras contratadas para atuar na produção de refeições das escolas municipais. Foi o segundo encontro em 2023, o último ocorreu no início de fevereiro. Coordenado pelo nutricionista e responsável técnico pela alimentação escolar Alexandre Rodrigues Lobo, a formação realizada no período noturno na Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo, contou com as participações do nutricionista e docente do curso de graduação em nutrição do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, Aubrey Porto, e da psicóloga do CRAS, Mariana Farias, que também integra o Grupo de Trabalho sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Piraí do Sul.

O planejamento desta nova formação foi feito a partir da avaliação e do contínuo monitoramento da qualidade das refeições produzidas nas escolas nos últimos dois meses, com auxílio do sistema “NOVA” (de classificação dos alimentos), e do diagnóstico das funcionárias sobre conceitos básicos de alimentação e nutrição ligados à composição, à higidez higiênico-sanitária e o impacto das diferentes formas de processamento dos alimentos na qualidade das refeições.

Sendo assim, foram discutidos os princípios dietéticos – qualidade, quantidade, harmonia e adequação nutricional dos alimentos – utilizados na elaboração dos cardápios e como base para uma alimentação saudável. Importante salientar que a qualidade das refeições das escolas municipais vem sendo analisada a partir da classificação dos alimentos utilizada pelo Guia Alimentar da População Brasileira do Ministério da Saúde – em alimentos in natura e minimamente processados, e em produtos alimentares processados e ultraprocessados

Na sequência da formação, a psicóloga do CRAS fez uma reflexão sobre a saúde mental e a qualidade das relações no trabalho das funcionárias. Chamou atenção para o seu importante papel como educadoras alimentares, na medida em que participam ativamente nos processos de produção e distribuição das refeições para os alunos. A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e deve ser promovida e estimulada nos ambientes alimentares escolar e familiar.

Em atividade pedagógica prática, realizada na forma de dinâmica de grupo, discutiu-se sobre as possibilidades de enfrentamento e desafios cotidianos nos trabalhos. Além disso, contemplou-se também um dos objetivos do Programa Nossa Gente Paraná, ao se discutir e planejar ações ligadas à soberania e segurança alimentar e nutricional com os atores sociais, nos territórios, através das vivências dos ambientes comunitários.