Saúde - Sábado, 17 de Junho de 2023

1º Feira Cultural da Paz, da Saúde e dos Direitos de Igualdade é realizada em Piraí do Sul

Projeto busca desenvolver ações Culturais e da Saúde à população

No sábado, dia 17, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento e o Sindicato Rural de Piraí do Sul, realizou a 1ª Feira da Cultura da Paz, da Saúde e dos Direitos de Igualdade. O evento aconteceu na Unidade de Saúde Doutor Jorge Elizário Miguel, e teve como foco alunos do CMEI Cacilda Born Alves.

A feira abordou diversos temas, como agravos negligenciados, práticas corporais, saúde smbiental, saúde sexual, cidadania e direitos humanos, promoção da paz, palestra sobre escovação supervisionada e saúde bucal, com a dentista Marcela Lara. Além disso, houve apresentações culturais, como Grupo de Capoeira, música com a dupla Mineiro e Cleiton da Viola, apresentação da Banda Municipal Pedro Lupion e participação da colaboradora Angela Hudzinski representando a Cultura Quilombola. Os participantes também puderam participar de aulas de alongamento com o Professor de Educação Física, Wilson Rock.
A Secretaria de Agropecuária e o Sindicato Rural distribuíram mais de 150 mudas de hortaliças, temperos, ervas medicinais e 300 cabeças de alface para a comunidade e pais dos alunos do CMEI. Além disso, a Secretaria deu explicações sobre a importância do feijão na alimentação e apresentou a receita de um bolo de feijão para as crianças.

O Secretário de Saúde, Júlio Cesar Sandrini, destacou que o Projeto Saúde na Escola, visa a melhoria da qualidade de vida da população com um olhar que vai muito além do tratamento de doenças. “O foco dessas ações é sempre o bem estar do indivíduo como um todo. É papel da gestão implementar e executar ações que vão trazer impactos positivos para a melhoria da condição de saúde da população. Essas ações desenvolvidas pela equipe de saúde da UBS Doutor Jorge Elisário Miguel, é um forte exemplo de que quando a população aceita a proposta e vem junto no desenvolvimento das ações, os resultados são os melhores possíveis sempre”, finalizou.

Durante a feira, também foram distribuídos panfletos informativos sobre doenças tropicais negligenciadas, como Hanseníase, Tuberculose, Malária, Leishmaniose, Esquistossomose e Dengue, com o objetivo de informar as crianças da educação infantil desde cedo.

A organização agradece aos patrocinadores e colaboradores que contribuíram para o sucesso do evento.