Educação - Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2023

Secretaria de Educação de Piraí do Sul realiza formação para cozinheiras e auxiliares de cozinheiras

Ressaltando a importância da qualidade das refeições produzidas nas escolas municipais

Com o retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação tem realizado uma série de preparativos e formações para garantir um início de ano letivo com uma equipe bem qualificada. Nesta última quinta-feira (02), foi realizado a primeira formação técnica do ano com cozinheiras e auxiliares de cozinheiras recém-contratadas pela prefeitura. O encontro ocorreu na Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo e contou ainda com a participação das técnicas do CRAS e integrantes do Grupo de Trabalho sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Piraí do Sul, Carina Dalcol Leite e Mariana Farias, da conselheira do Conselho de Alimentação Escolar, Silmara Ferraz Teixeira, e da estagiária de nutrição do Núcleo de Alimentação Escolar da SEDUC, Anna Júlia Albini Ferreira.

A qualidade das refeições produzidas nas escolas municipais vem sendo analisada, desde 2019, com base no sistema “NOVA” de classificação dos alimentos – uma metodologia desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) para avaliação do efeito do processamento dos alimentos na qualidade nutricional da dieta e na saúde humana. Fundamentalmente, a NOVA – também utilizada pelo Guia Alimentar da População Brasileira do Ministério da Saúde – categoriza os alimentos conforme a extensão e o propósito de seu processamento, em: in natura e minimamente processados, e em produtos alimentares processados e ultraprocessados.

Para avaliação da percepção das funcionárias sobre conceitos básicos de alimentação e nutrição ligados à composição, à higidez higiênico-sanitária e ao impacto das diferentes formas de processamento dos alimentos na qualidade das refeições, foi aplicado um questionário estruturado a partir do domínio teórico obtido de artigos científicos, de manuais de boas práticas de manipulação de alimentos e do próprio Guia Alimentar da População Brasileira. Os itens deste questionário – que foi validado por meio de uma abordagem qualiquantitativa, e discutido, em 2020, no Encontro Paranaense de Alimentação Escolar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – foram elaborados no formato de uma escala Likert, na qual à frases declarativas (correspondendo às dimensões composição, higiene e processamento dos alimentos) seguiram-se respostas com diferentes graus de concordância (discordo fortemente, discordo, concordo e concordo fortemente).

Durante o encontro, foram discutidos, ainda, aspectos do sistema da alimentação escolar ligados à aquisição dos alimentos, incluindo o planejamento do tipo e da quantidade de alimentos adquiridos anualmente, à sua recepção e ao controle do estoque, e à distribuição destes alimentos nas escolas.

As formações com as funcionárias, previstas para ocorrer com regularidade neste ano, buscam não apenas discutir aspectos da qualidade das refeições produzidas nas unidades de alimentação escolares, mas também contribuir com a percepção sobre a importância do seu papel na promoção de bons hábitos alimentares pelos alunos. Esses encontros visam também promover espaços de escuta das demandas trazidas das suas vivências no ambiente escolar, as quais contribuirão no planejamento e no desenvolvimento de ações nos territórios por meio da execução do programa Nossa Gente Paraná.