Educação - Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022

Escola Rural Municipal Padre Anchieta recebe homenagem da Secretaria de Educação

Piraí do Sul é destaque em educação, segurança alimentar e nutricional

A Secretaria Municipal de Educação homenageou a equipe da Escola Rural Municipal Padre Anchieta, situada no bairro da Ressaca, no último dia (15), pela sua participação na quarta edição (de 2022) da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A Jornada de EAN é organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação – uma autarquia do Ministério da Educação (FNDE/MEC) –, e tem como objetivo: “incentivar o debate e a prática das ações de EAN [...], tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar”.

De acordo com a professora Silvia de Anhaia, diretora da escola, “a quarta edição da Jornada de EAN abordou temas de muita relevância, onde pudemos explorar e resgatar, principalmente, tradições alimentares e a cultura local, visto que a escola se encontra em área rural e boa parte das famílias vivem da agricultura”.

Desde a sua primeira etapa, em 2017, o FNDE vem premiando as escolas que concluem todas as etapas propostas no regulamento da jornada. De acordo com o regulamento, cada etapa possui um tema que deve ser desenvolvido ao longo de um cronograma pré-estabelecido; as ações de EAN executadas em cada período são então relatadas de acordo com um roteiro definido pelo FNDE. Nesta edição de 2022, foram desenvolvidos os seguintes temas: (1) Caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola; (2) Promoção da alimentação adequada e saudável: professores (as) em ação! (3) Escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o PNAE? e (4) Resgate de tradições alimentares da família.

Dentre os resultados obtidos, descritos nos quatro relatos desenvolvidos pela equipe da Escola Padre Anchieta, e que contaram com a participação de professoras, cozinheiras (e suas auxiliares), familiares, agricultores e técnicos dos setores de Educação e de Agricultura da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, destacam-se: discussão sobre a relação campo/cidade e a importância de ações que promovam a sustentabilidade; desenvolvimento de trabalho cooperativo com as famílias, com resgate e fortalecimento das suas raízes; conscientização sobre a necessidade da preservação do meio-ambiente e da sua relação com a alimentação saudável; desenvolvimento de um pensamento crítico sobre os sistemas alimentares; e valorização da cultura alimentar.

O Secretário Municipal de Educação, professor Paulo Henrique Capillé Fernandes, reforça que “o debate sobre a alimentação escolar, por meio da Jornada de EAN, certamente refletiu em ações positivas cujos principais beneficiados foram os alunos da Rede Municipal de Educação”. E complementa: “em se tratando da Escola Rural Municipal Padre Anchieta, ao completar todo o ciclo da jornada, proporcionou não somente aos alunos como também às famílias a importante reflexão e valorização de todo o processo de produção e destinação dos alimentos de forma consciente e otimizada. É característica da Padre Anchieta não deixar passar as oportunidades que surgem, principalmente as que significativamente contribuem para o crescimento da comunidade escolar”.

Piraí em destaque: educação e segurança alimentar e nutricional

Piraí do Sul tem se destacado desde a primeira edição da jornada: em 2017, o município foi premiado entre as melhores ações de EAN no país (dentro do tema: “Agricultura familiar na escola”); em 2018 e 2019 (segunda e terceira edições), foi o município com mais escolas ganhadoras da honra ao mérito (cumpriram todas as etapas com nota máxima) no Paraná e nos Campos Gerais, respectivamente.

A menção honrosa para todas as profissionais envolvidas nas ações de EAN da Escola Padre Anchieta vem de encontro ao movimento, iniciado neste ano pelo Grupo de Trabalho (GT) de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (GT SSAN/NGPR) de Piraí do Sul, para implementação da Lei Municipal de SAN em nosso município. Em seminário recente, realizado neste mês de dezembro, foi definida a composição da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional municipal, e eleitos os conselheiros do Conselho Municipal de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (COMSSEA) de Piraí do Sul. Estas ações fazem parte do processo de adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), condição que permitirá ao município maior participação na articulação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional para garantia do direito humano à alimentação adequada à toda população piraiense.

Sobre EAN e SAN, acesse também as notícias:

Piraí do Sul promove o seu primeiro Seminário de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Disponível em 8/12/22:

Técnicos da prefeitura municipal participam de reunião plenária do CONSEA estadual. Disponível em 21/11/22: https://www.piraidosul.pr.gov.br/noticia/417/tecnicos-da-prefeitura-municipal-participam-de-reuniao-plenaria-do-consea-estadual/

Política pública de segurança alimentar e nutricional é discutida em Piraí do Sul. Disponível em 18/10/22: https://www.piraidosul.pr.gov.br/noticia/413/politica-publica-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-e-discutida-em-pirai-do-sul/

Floresta Nacional (FLONA/ICMBio) retoma a visitação escolar guiada a partir deste mês. Disponível em 21/10/21: https://www.piraidosul.pr.gov.br/noticia/310/floresta-nacional-flonaicmbio-retoma-a-visitacao-escolar-guiada-a-partir-deste-mes/

Horta comunitária em Piraí do Sul: das práticas pedagógicas ao combate à insegurança alimentar. Disponível em 27/07/21: https://www.piraidosul.pr.gov.br/noticia/274/horta-comunitaria-em-pirai-do-sul-das-praticas-pedagogicas-ao-combate-a-inseguranca-alimentar/