.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h

Educação - Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Piraí do Sul promove o seu primeiro Seminário de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

A segurança dos alimentos é uma das grandes preocupações da humanidade


 

No último dia (8), a Prefeitura de Piraí do Sul promoveu o I Seminário de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que ocorreu na sala de reuniões da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, foi organizado pela equipe do Grupo de Trabalho (GT) de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN/NGPR), contou com o apoio da gestão municipal e a participação de representantes dos poderes executivo, legislativo e de organizações da sociedade civil.

Na abertura do seminário,  a assistente social, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do comitê local do Programa Nossa Gente Paraná, Rita de Cássia de Mello Correa, enfatizou a importância do trabalho intersetorial desenvolvido pelo GT SSAN/NGPR, que “agrega técnicos de diferentes setores (assistência social, agricultura, educação e saúde), com o objetivo de fortalecer a rede socioassistencial, concretizar e otimizar a política pública de segurança alimentar e nutricional de forma soberana em nosso município, seja através do fortalecimento dos programas e projetos já existentes, seja pela implementação de novos projetos [...] com o intuito de colaborar com a formação de uma estrutura de combate à desigualdade social e fome no município, em que todos possam se fortalecer individualmente, em suas famílias e na comunidade em que vivem”.

O evento prosseguiu com a primeira palestra, da chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcia Cristina Stolarski. A nutricionista nos apresentou um panorama das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Paraná e alertou sobre a necessidade de mudança no sistema de produção de alimentos (redução do uso de agrotóxicos, conservação da saúde do solo e preservação do meio ambiente), e na ampliação dos investimentos para a garantia de uma alimentação saudável para todos. Na sequência, na palestra “SISAN e o direito humano à alimentação adequada”, o atual secretário executivo da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) do Governo do Paraná e dos Conselhos Setoriais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valdenir Batista Veloso Neto, discursou sobre a importância da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e da manutenção de uma conjuntura política que assegure o acesso à alimentação adequada. O terceiro palestrante convidado, o Prof. Celbo Antônio da Fonseca Rosas (Departamento de Geociências/UEPG), não pôde comparecer ao evento porque foi contaminado pelo vírus SARS-CoV-2.

Após as palestras, foi definida a composição da CAISAN municipal, constituída pelos secretários municipais e um técnico das pastas de assistência social, de educação, de saúde e de agricultura; e realizada a eleição do Conselho Municipal de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (COMSSEA) de Piraí do Sul.

 

Os conselheiros eleitos para compor o COMSSEA são:

Conselheiros governamentais: 

Alexandre Rodrigues Lobo – Secretaria Municipal de Educação 

Eva Aparecida Araújo de Mattos – Secretaria Municipal de Educação

Taisa de Lara – Secretaria Municipal de Saúde

Isalina Castanho Lara – Secretaria Municipal de Saúde

Mariana Farias – Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social

Ana Lúcia de Oliveira Leal – Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social

Luciano Solek – Secretaria Municipal de Agricultura

Luciana Costa – Secretaria Municipal de Agricultura

 

Conselheiros não-governamentais: 

Bruna de Fátima Carneiro Martins – Organização dos Advogados do Brasil – Piraí do Sul

Kátia da Silva Rentz Solek – Sindicato Patronal Rural

Luiza Emanuely Ferraz de Oliveira – Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI/CIM)

Zeneide de Oliveira - Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI/CIM)

Sônia Aparecida Ferreira de Anhaia – Conselho da Comunidade

Samir Antônio Anaissi – Associação de Pastores e Ministros Evangélicos de Piraí do Sul (AMEPS)

Zagonei Fernandes – Produtor rural

Andréia Aparecida de Oliveira Ramos – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

 

O GT SSAN/NGPR encaminhará os nomes dos conselheiros eleitos para publicação no Diário Oficial do município; elaborará, em breve, um relatório sobre o evento, e planejará as próximas ações para o início do ano que vem, quando está prevista a segunda edição do seminário com a participação de pesquisadores de duas universidades públicas paranaenses

514 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.