O rosa tomou conta de Piraí do Sul em um mês dedicado à saúde da mulher
Saúde - Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

O rosa ganhou destaque nas unidades de saúde de Piraí do Sul ao longo do mês de outubro. Em alusão ao movimento mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o “Outubro Rosa”, a Prefeitura de Piraí do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de ações voltadas ao cuidado e à saúde da mulher.
As atividades foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelas equipes de profissionais do município que dedicaram esforços voltados ao acolhimento e incentivo à prevenção, reforçando que o cuidado com a saúde deve ser contínuo.
Algumas unidades fizeram atendimento com horário estendido e também eventos em outras unidades de atendimento do município, como por exemplo, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Dalcol.
A programação da Secretaria de Saúde incluiu palestras, rodas de conversa e orientações com profissionais da saúde sobre a importância da realização do autoexame, do acompanhamento médico regular e da mamografia como forma de detecção precoce da doença.
No total foram realizadas mais de 300 coletas de citologia, além de solicitações de mamografia, testes rápidos, consultas médicas e odontológicas
As ações do Outubro Rosa buscaram sensibilizar mulheres, familiares e toda a comunidade sobre a importância de se cuidar e de disseminar informações que podem salvar vidas.
O mês chegou ao fim, mas a mensagem permanece: a prevenção é o melhor caminho, e o cuidado com a saúde da mulher deve acontecer todos os dias do ano.
