Secretaria da Saúde de Piraí do Sul reforça importância da prevenção e do tratamento da sífilis

Saúde - Segunda-feira, 04 de Agosto de 2025


Secretaria da Saúde de Piraí do Sul reforça importância da prevenção e do tratamento da sífilis

Devido ao aumento do número de casos em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul alerta para o diagnóstico e tratamento precoce da Sífilis. Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis pode se manifestar de várias formas e em diferentes estágios. A infecção é transmitida por meio de relações sexuais sem preservativo (oral, vaginal ou anal); da mãe para o bebê durante a gestação ou no parto; pelo contato direto com feridas da sífilis; ou ainda por transfusão de sangue contaminado. Durante a gestação, o risco é ainda maior, pois a infecção pode levar ao aborto ou causar graves sequelas ao recém-nascido.

 

Quando a doença se manifesta, o sintoma mais comum é o surgimento de uma ferida no local da infecção. Ela pode desaparecer sozinha, não causa dor e, muitas vezes, passa despercebida. Mesmo quando notada, nem sempre leva a pessoa a procurar atendimento médico. A sífilis evolui em quatro estágios: primário, secundário, latente e terciário, sendo que cada um apresenta características clínicas específicas. Sem tratamento, a doença pode gerar complicações graves, inclusive com danos neurológicos e cardiovasculares.

 

Prevenção, diagnóstico e tratamento

A principal forma de prevenção da sífilis é o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Além da sífilis, o preservativo também oferece proteção contra outras IST´s.

 

Outra medida essencial é a realização periódica de testes rápidos para IST´s, disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pessoas a partir de 16 anos podem realizar o exame, que também está disponível no Ambulatório de Saúde 12h.


A Secretaria de Saúde reforça ainda a importância de todas as gestantes realizarem o teste de sífilis durante o pré-natal. Detectar e tratar a infecção de forma precoce é fundamental para evitar complicações e garantir uma gestação mais segura.

 

A sífilis é uma infecção que tem cura, desde que tratada de forma adequada. O tratamento mais comum é feito com penicilina, medicamento disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar a progressão da doença e evitar sérias consequências. 

 

 

 

Prefeitura Municipal


Piraí do Sul