VIII Torneio do Dia Internacional da Mulher – Xadrez Piraí do Sul

Esportes e Recreação - Segunda-feira, 13 de Março de 2023


VIII Torneio do Dia Internacional da Mulher – Xadrez Piraí do Sul

Dias 11 e 12 de março Piraí do Sul sediou a oitava edição do Torneio do Dia Internacional da Mulher - Troféu Vera Lúcia Saldanha Sguario. Este ano o evento contou com a participação da WIM Kathie Goulart Librelato, que além de ser integrante da equipe olímpica brasileira, será uma de nossas representantes na Copa do Mundo de Xadrez, ainda este ano.

É a primeira vez que o evento foi realizado em dois dias. No primeiro dia aconteceu um evento especial para 18 convidados que tiveram a oportunidade de enfrentar a Mestre Internacional, o que chamamos no Xadrez de "Partida Simultânea". Após quase 4 horas de jogo, Kathie teve uma excelente performance obtendo 13 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota.

Um dos participantes da simultânea, Márcio Fernandes de Lima, elogiou a iniciativa e agradeceu pela oportunidade de enfrentar tão grandiosa e importante adversária. Maurides Júnior, Presidente da União Esportiva Xadrez Piraí, salienta que "o nosso clube procura incentivar o Xadrez Feminino, e por esse motivo, nada mais justo do que homenagear um dos maiores ícones do nosso esporte, a Professora Vera Saldanha Sguario, e claro, a participação da Mestre Internacional Kathie é uma forma de inspirar os novos talentos". 

 

Confira o resultado da Simultânea: 

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 João Victor Vedan de Ramos

Kathiê Goulart Librelato 0,5 x 0,5 Fabiana Tonse Maciel

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Rafaele Ferreira Silva

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Nina Assis

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Karoline Campos Teixeira

Kathiê Goulart Librelato 0 x 1 Leonardo Borges

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Luiz Antônio Fanckin da Costa

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Márcio Fernandes de Lima

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Beatriz Bartmeyer

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Jackson Bueno da Silva

Kathiê Goulart Librelato 0,5 x 0,5 Mitzi Vedan de Ramos

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Yasmin Zaika de Souza

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Fabiana Rodrigues de França

Kathiê Goulart Librelato 0,5 x 0,5 Rafael Fugimoto

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Maricelso Ribeiro

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Luan Stori

Kathiê Goulart Librelato 0,5 x 0,5 Paulo Brizola

Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Sérgio Busquete

 

No dia 12 de março, domingo, o VIII Torneio do Dia Internacional da Mulher contou com a presença de grandes nomes do Xadrez Paranaense, entre elas, MN Ellen Larissa Bail (Maringá), que também é integrante da equipe olímpica brasileira, Mitzi Vedan de Ramos (Xadrez Piraí, Campeã Panamericana 2021), Fabiana Tonse Maciel (Siqueira Campos, Campeã Brasileira Sub 18, 2022), Kim Garcia de Souza (Maringá, Tricampeã Paranaense) e Yasmin Zaika de Souza (Curitiba, campeã sul-americana escolar). 

A competição foi realizada no sistema suíço em sete rodadas com tempo de reflexão de 15'+5". A Direção ficou a cargo do Árbitro da Federação Internacional de Xadrez, Maurides Júnior, enquanto que a arbitragem coube ao Árbitro Regional da Confederação Brasileira de Xadrez, Evandro José Gonçalves. O torneio foi válido para a apuração de rating nacional e internacional.

Classificação geral:

Kathiê Goulart Librelato (Criciúma - SC) sagrou-se campeã invicta com 6,5 em 7 possíveis, seguida pela Mestre Nacional Ellen Larissa Bail (Maringá) e Mitzi Vedan de Ramos (Xadrez Pirai). Completaram o pódio: Kim Garcia de Souza (Maringá), Fabiana Tonse Maciel (Siqueira Campos), Ana Júlia de Oliveira (Siqueira Campos), Karoline Campos Teixeira (Xadrez Pirai), Maria Eduarda Elias Pereira (Siqueira Campos), Ana Carolina Ramos Barbosas (Siqueira Campos) e Renata Cardoso Antunes (Siqueira Campos).

Claudinei Gois de Oliveira (Siqueira Campos), um dos grandes incentivadores do Xadrez no Paraná, elogiou a competição e afirmou que sempre é um grande prazer participar dos eventos em Piraí do Sul, são sempre muito organizados e esta edição do Torneio do Dia Internacional da Mulher foi histórica e foi uma grande alegria poder participar com a delegação feminina do nosso Município. Cabe aqui também uma menção ao Professor Jean Henrique da Rosa da Silva pelo exemplar trabalho que realiza em Siqueira Campos. 

AGRADECIMENTOS: 

Grandes eventos precisam de grandes apoiadores. Por isso é importante agradecer e reconhecer o incentivo oferecido pelas seguintes pessoas, empresas e entes: Prefeitura Municipal de Piraí do Sul (Prefeito Henrique de Oliveira Carneiro, vice-prefeito Wagner Zadra e Chefe de Gabinete José Carlos Lopes), Secretaria de Cultura e Secretaria de Esportes e Lazer (Secretária Maria de Lurdes dos Santos da Silva), Diretor de Cultura (Nilson Wilt), Diretora de Incentivo ao Turismo (Laura Rocha), Diretor de Comunicação (Danilo Kyoshi), Edson Carneiro, Programa Nota Paraná, Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba (Patrocinador Master da competição), Sguario Contabilidade e Corretora de Seguros (Patrocinador), Professor Hélio Saldanha Júnior, Diretor Técnico da União Esportiva Xadrez Piraí, Angelita Daher Tabor, Diretora de Finanças da UNESXPI, Luiz Fernando Lemes Ferreira, vice-presidente da UNESXPI, árbitro Evandro José Gonçalves, Simone Nascimento, Sanepar, APAE de Piraí do Sul e à família Vedan de Ramos (Márcio e Mitia). 

Claro, um agradecimento especial à Kathie Goulart Librelato, pela disponibilidade em sua agenda para poder participar deste tão importante evento. E por último, mas não menos importante, às delegações e participantes da simultânea e do torneio. Sem dúvida, vocês tornaram este evento um acontecimento.

Prefeitura Municipal


Piraí do Sul