Técnicos da prefeitura municipal participam de reunião plenária do CONSEA estadual

Educação - Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022


Técnicos da prefeitura municipal participam de reunião plenária do CONSEA estadual

Nesta última segunda-feira (21), em Curitiba, a assistente social do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Piraí do Sul, Carina Dalcol Leite, e o nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Alexandre Rodrigues Lobo, foram convidados para participar da plenária presencial do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e do Seminário sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Na reunião, quatro municípios – Fernandes Pinheiro, Piraquara, Ponta Grossa e Tijucas do Sul – formalizaram a adesão ao SISAN.  A adesão ao SISAN permite ao município maior participação na articulação de políticas públicas de segurança alimentar de modo a garantir o direito humano à alimentação. Facilita também o monitoramento de indicadores para o diagnóstico de insegurança alimentar, de modo a orientar o planejamento de ações envolvendo os diferentes setores do poder público e da sociedade civil.

A reunião contou ainda com a apresentação dos dados obtidos pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), sobre a insegurança alimentar no país – dando ênfase ao estado do Paraná –pelo professor Nilson Maciel de Paula, coordenador do Grupo de Estudos em Agricultura e Sistemas Agroalimentares da Universidade Federal do Paraná; com um debate, sobre políticas públicas de combate à fome, com o procurador e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Paraná, Olympio de Sá Souto Maior; e com a professora da PUC/PR, Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, sobre a história da alimentação e sua importância como direito humano.  A reunião foi finalizada com a apresentação da nutricionista Marcia Cristina Stolarski, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento.

Os técnicos de Piraí do Sul apresentaram, no início do período da tarde, a experiência do município em ações sobre segurança alimentar nas escolas da rede municipal, sobre o monitoramento de insegurança alimentar na comunidade escolar realizado em 2021, bem como o planejamento e toda a movimentação para implementação da lei municipal de segurança alimentar no município. Também tiveram a oportunidade de divulgar o I Seminário sobre Soberania e Segurança Alimentar, que ocorrerá no próximo dia 08/12, a partir das 13h, na Sala de Reuniões daCooperativa Agropecuária Castrolanda, R. Sinhá Mussurunga, s/n, Piraí do Sul.

Em nosso município, o grupo de trabalho (GT) sobre segurança alimentar – formado por técnicos dos setores de Assistência Social, Educação, Saúde e Agricultura – tem atuado na construção de um instrumento legal que garanta o direito humano à alimentação adequada para toda a população piraiense. Representantes da sociedade civil, e demais interessados em colaborar com a construção desta política pública no município, poderão entrar em contato pelos telefones:

Secretaria Municipal de Assistência Social: 3237-8537/ cras@piraidosul.pr.gov.br

Secretaria Municipal de Agricultura: 3237-8545/ agricultura@piraidosul.pr.gov.br

Secretaria Municipal de Educação: 3237-3548/ seduc@piraidosul.pr.gov.br

Secretaria Municipal de Saúde: 3237-8712/ nutrisaude@piraidosul.pr.gov.br

Prefeitura Municipal


Piraí do Sul