O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Piraí do Sul, segunda-feira, 01 de setembro de 2025
(42) 3179-0100
Atendimento: 08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Treinamento fortalece atuação dos profissionais da saúde na detecção precoce e no aprimoramento das estratégias de cuidado
Identificar, diagnosticar e tratar. Com estes propósitos, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma capacitação voltada ao aprimoramento do cuidado à hanseníase. O evento aconteceu na última quarta-feira (27), no Salão Nobre da Prefeitura, em dois períodos, manhã e tarde, e contou com a participação de equipes da Atenção Básica.
As palestras foram ministradas pelo médico Dr. Cidcley Milleo e pela enfermeira Juliana Elias, que apresentaram os principais sinais da doença, protocolos de atendimento, métodos de diagnóstico e a importância de combater o estigma que ainda envolve a enfermidade.
O encontro reforçou a necessidade de fortalecer a atuação dos profissionais da saúde, com ênfase na detecção precoce e no aprimoramento das estratégias de cuidado.“Capacitar nossas equipes é fundamental para garantir um atendimento ágil e resolutivo. Quanto antes conseguimos identificar e iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura e de quebra da cadeia de transmissão. É o nosso compromisso oferecer cuidado qualificado e próximo da população”, afirmou o secretário municipal de saúde, Júlio Sandrini.
A hanseníase é uma doença infecciosa que afeta principalmente os nervos e a pele, podendo causar incapacidades físicas, especialmente em mãos, pés e olhos (Saiba Mais). Entre os sintomas mais comuns estão manchas ou feridas pelo corpo com perda de sensibilidade, queda de pelos, formigamento em membros, ressecamento dos olhos e redução da força muscular.
O diagnóstico é clínico, realizado por exame físico nas unidades de saúde. A doença tem cura, com tratamento gratuito disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O início imediato da medicação interrompe a transmissão e previne complicações e sequelas permanentes.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que qualquer pessoa que apresentar sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e acompanhamento.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h
Versão do sistema: 2.0.0 - 29/08/2025
Portal atualizado em: 29/08/2025 15:56:35