Assistência Social - Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Solicitadas no mutirão, Carteiras do Autista são entregues pela Assistência Social

Documento simplifica a identificação de indivíduos autistas em serviços públicos e privados e garante o atendimento prioritário

Com o objetivo de garantir a atenção integral, prioridade no atendimento, inclusão e condições de igualdade às pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Piraí do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou, na quinta-feira dia 25 de abril, a entrega das Carteiras do Autista.

As Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) foram solicitadas pelas equipes do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) durante o mutirão do último dia 10 de abril. Esta ação da Prefeitura teve uma grande adesão da comunidade, onde foram emitidas de imediato 13 carteirinhas, enquanto as demais pessoas aguardam a emissão por parte do Governo do Estado.

O documento simplifica a identificação de indivíduos autistas em serviços públicos e privados, e garante o atendimento prioritário em assuntos de interesse próprio. Além disso, a CipTEA também pode servir como base de dados para que o município consiga ter informações da população com autismo.

Para a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Godoi, as carteiras tem objetivo de dar mais visibilidade, facilitar o acesso e combater o preconceito com a pessoa diagnosticada com autismo, garantindo qualidade de vida, respeito e inclusão. "A carteira é um instrumento para garantir os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. Mas o benefício proporcionado vai além, sendo também um importante instrumento de inclusão e cidadania”, explicou.

A ação fez parte dos trabalhos da secretaria em alusão ao Abril Azul, que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade nas causas importantes ligadas ao autismo.

Como solicitar a CIPTEA:
Interessados em emitir a Carteira do Autista poderão procurar o CRAS de Piraí do Sul, que fica localizado na Rua Prefeito João Maria de Queiroz, 890, Vila Paraná,

A CIPTEA também pode ser solicitada pela internet pelo preenchimento de formulário on-line (Clique e saiba mais).