Assistência Social - Segunda-feira, 08 de Abril de 2024

Abril Azul: Assistência Social realiza mutirão para emissão da Carteira do Autista

Documento garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados a pessoas com autismo

Como parte das ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Assistência Social de Piraí do Sul vai realizar na próxima quarta-feira (10), um mutirão para o cadastro da Carteira do Autista. O evento ocorrerá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 08h30 às 17h.

A Carteira do Autista (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA - Ciptea) garante o atendimento prioritário em espaços públicos e privados, além de fornecer a identificação completa da pessoa com autismo.

Além dos cadastros, o evento também terá uma série de materiais informativos sobre o TEA e os direitos do autista. O encontro faz parte dos trabalhos da secretaria em alusão ao Abril Azul, que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade nas causas importantes ligadas ao autismo. Durante todo este mês, busca-se ampliar o conhecimento e compreensão sobre o assunto, combatendo estigmas e preconceitos, a fim de promover maior inclusão.

Carteira do Autista:

Para fazer o cadastro, é necessário levar até o CRAS (Rua Prefeito João Maria de Queiroz, 890, Vila Paraná) os seguintes documentos:

* RG e CPF (da pessoa com TEA e do responsável)

* Fotografia recente (podendo ser do celular)

* Laudo médico

* Exame de tipo sanguíneo

Convidamos toda a comunidade a participar desta ação significativa, seja para solicitar a Ciptea ou obter informações sobre o TEA. Juntos, podemos construir uma sociedade mais inclusiva.