Saúde - Quinta-feira, 14 de Março de 2024

Todos contra a Dengue: Secretaria de Saúde realiza ação no DER de Piraí do Sul

Por meio de palestras e dinâmicas equipe da Vigilância em Saúde apresentou informações relevantes sobre a doença

Na terça-feira, 13 de março, uma importante ação de combate à dengue foi realizada no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Piraí do Sul. Sob a liderança da Secretaria de Saúde e da equipe de Vigilância em Saúde, a iniciativa buscou conscientizar os funcionários sobre a gravidade da doença e a importância da prevenção.

Os técnicos Jocimara Tambosi e José Milléo conduziram uma palestra esclarecedora, abordando diversos aspectos relacionados à dengue. Desde a situação epidemiológica do município até os sintomas da doença, formas de transmissão e medidas preventivas, os participantes foram informados de maneira abrangente. Além disso, detalhes sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypt, vetor da dengue, foram compartilhados, juntamente com as ações empreendidas pela vigilância para combater essa ameaça à saúde pública.

Após a palestra, a equipe promoveu uma dinâmica interativa ao ar livre, contando com o apoio de um agente de endemias. Nesse momento, os participantes puderam vivenciar na prática as orientações recebidas, aprendendo como identificar focos do mosquito transmissor e eliminar possíveis criadouros. Essa abordagem prática reforçou o compromisso de todos na luta contra a dengue, destacando a importância da colaboração de cada indivíduo na prevenção da doença.

Essa ação exemplar demonstra o engajamento e a eficácia das parcerias entre as autoridades de saúde e a comunidade local na promoção da saúde pública e na proteção contra doenças transmitidas por vetores como a dengue.