Educação - Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024

Secretaria de Educação promove Formação Pedagógica em Piraí do Sul

Programa da educação buscou aprimorar a qualidade do ensino municipal

Nos dias 01 e 02 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura organizou o Programa de Formação Pedagógica voltado aos professores e colaboradores da rede básica de ensino de Piraí do Sul.

A capacitação teve o propósito de oferecer aos docentes novas estratégias e metodologias frente às demandas da educação, visando qualificar o serviço prestado nas Escolas e nos Cmeis. As palestras ocorreram simultaneamente em três locais e abordaram temas diversos.

No Clube Piraiense foram três abordagens. A professora Emanuelle Caroline Costa apresentou aspectos relevantes sobre a compreensão de leitura dos alunos e a importância em se alcançar a clareza nas informações transmitidas. O programa “União Faz a Vida” do Banco Sicredi, que objetiva construir atitudes e valores de cooperação e cidadania, foi amplamente tratado pela professora Juliana Bilek. Já a doutora Ione da Silva Jovino fez uma abordagem fundamental sobre princípios legais e metodológicos para o combate ao racismo na educação.

Na Secretaria de Cultura, as palestras foram direcionadas ao treinamento de atendentes educacionais e auxiliares de apoio educacional. No Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha, os colaboradores receberam instruções sobre os fundamentos do Xadrez pelo professor Maurides Junior, como parte do programa de implantação da modalidade nas escolas da rede municipal de ensino.

“A participação dos profissionais da educação foi muito produtiva e eles tiveram a oportunidade de ampliar os olhares, para aprimorar as práticas educacionais e promover um ambiente de aprendizado ainda mais enriquecedor”, destacou a secretária de educação, Daniela de Mattos Ribas.