Administração - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023

Piraí do Sul recebe Caravana de Crédito Fomento Turismo

Programa do Governo do Paraná visa orientar empreendedores locais sobre investimentos no turismo

Piraí do Sul recebe Caravana de Crédito Fomento Turismo

Nesta quarta-feira (13), Piraí do Sul recebe a Caravana de Crédito Fomento Turismo, programa da Fomento Paraná desenvolvido em parceria com a Secretaria do Turismo do Paraná.

A inciativa do Governo do Estado disponibiliza equipes técnicas capacitadas para orientar os empreendedores locais com relação ao Cadastur, do Ministério do Turismo, na realização de projetos de financiamento voltados à exploração do turismo.

Além de fornecer informações relevantes a empresas sobre o turismo, o programa tem o objetivo de orientar o empreendedor que precisa de recursos, mas não sabe o que fazer para solicitar os investimentos. A caravana visa facilitar o acesso às operações de crédito, buscando auxiliar o setor turístico a ser cada vez mais forte e profissional.

A equipe da Caravana vai prestar o atendimento ao lado da Agência do Trabalhador de Piraí do Sul - R. Paulo Abraão, 58.

Condições do Crédito

Segundo a Secretaria do Turismo do Paraná, podem se habilitar ao financiamento empresas de micro, pequeno ou médio porte sediadas no Paraná, com faturamento de até R$ 90 milhões, e inscritas no Cadastur. Projetos que envolvam apenas capital de giro puro, em valores até R$ 500 mil, podem ser financiados com juros de 0,7% ao mês, prazo de carência e até 72 meses para pagamento.

A mesma taxa de 0,7% ao mês se aplica a projetos que envolvam a aquisição de bens destinados a empreendimentos turísticos, incluindo-se ainda capital de giro associado, e prazo ampliado para 120 meses para pagamento.

Para projetos de investimento, que envolvem a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos, o limite sobe para até R$ 1,0 milhão e o prazo é de até 240 meses, também com taxa de juros de 0,7% ao mês.

A linha Fomento Turismo conta com recursos do FUNGETUR – Fundo Geral do Turismo, do Ministério do Turismo, e do BNDES e pode atender desde pousadas, hotéis, restaurantes e bares até estruturas como parques e centros de eventos.

Também podem se habilitar ao crédito estabelecimentos comerciais diversos que dão apoio ao segmento, como clínicas médicas, locadoras de veículos e equipamentos, lojas de acessórios para viagem, agências de roteiros de aventura e trilhas, entre outros.

Em todos os casos o empreendedor precisa ter cadastro no Cadastur, do Ministério do Turismo (https://cadastur.turismo.gov.br/), com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) compatível com o turismo e ter no mínimo 24 meses de faturamento contábil.