Saúde - Quinta-feira, 07 de Setembro de 2023

Setembro Amarelo: CAPS promove ações com foco na valorização da vida

Atividades buscam discutir a importância do cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio

O amarelo coloriu as repartições do Centro de Atenção Psicossocial de Piraí do Sul (CAPS) nesta semana. A equipe da unidade decorou o prédio com flores, bexigas e cartazes em alusão ao “Setembro Amarelo”, movimento de conscientização contra transtornos mentais e prevenção ao suicídio.

Os esforços dos profissionais de saúde do município visam chamar a atenção da comunidade para este sério problema social, com iniciativas que visam demonstrar a importância do cuidado com a saúde mental e a busca por tratamento adequado.

O CAPS desenvolveu atividades como a “Caixinha do Desabafo” para que as pessoas depositem cartas expressando seus problemas e angústias e também a confecção de um mural “A vida é…”  para que o usuário escreva o que a vida lhe representa.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) destacam a urgência desse problema: a cada 40 segundos, alguém comete suicídio, e a cada 3 segundos, alguém tenta. Mais de 700.000 pessoas morrem por suicídio anualmente.

Em 10 de setembro, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, a Prefeitura de Piraí do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará eventos relacionados ao tema, incluindo um bate-papo sobre saúde mental em 21 de setembro na UBS Três Santas, com o psicólogo Murilo Sguário.