Saúde - Terça-feira, 22 de Agosto de 2023

Prefeitura de Piraí do Sul celebra especialização técnica de Agentes de Saúde do município

Qualificação dos profissionais deve trazer impactos positivos nos serviços prestados à população

No dia 11 de agosto de 2023, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em colaboração com o Ministério da Saúde, realizou uma cerimônia de celebração da formatura do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. O evento marcou a conclusão bem-sucedida de 13 profissionais que já fazem parte do quadro profissional de saúde do município.

O curso abrangeu uma combinação de aulas presenciais e educação à distância (EAD), proporcionando às profissionais uma sólida base em atendimento direto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e habilidades técnicas como Aferição de Pressão Arterial e Dosagem de Glicemia Capilar. Esses procedimentos permitirão que as profissionais ofereçam assistência de qualidade aos usuários em suas áreas de abrangência.

Cada profissional recebeu um kit contendo itens essenciais para realizar atendimentos domiciliares durante visitas de rotina, complementando as atividades já realizadas pelas Agentes de Saúde. Este curso assume um papel crucial na promoção da prevenção em saúde, um tópico amplamente discutido na Atenção Primária (APS).

A dentista do município, Marcela de Lara, desempenhou um papel fundamental como preceptora do curso, coordenando sua organização e prestando apoio direto às alunas. A atuação de Marcela foi vital para o sucesso do curso em nível municipal.

A formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) representa um marco relevante para a Atenção Primária em Saúde, demonstrando a crescente importância desses profissionais nas equipes de saúde. Seu papel ativo na assistência agora é ainda mais robusto graças a essa capacitação.

O prefeito Henrique Carneiro parabenizou os formandos do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, destacando o orgulho e a dedicação demonstrados. Ele ressaltou a importância da conquista e encorajou os graduados a continuar se esforçando. O prefeito expressou confiança no impacto positivo que eles terão na comunidade e desejou sucesso em suas futuras jornadas.