Educação - Segunda-feira, 24 de Julho de 2023

Secretaria Municipal de Educação e Cultura faz planejamento do segundo semestre de 2023

Reuniões abordaram temas e metodologias da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Piraí do Sul iniciou as atividades relacionadas ao segundo semestre de 2023 com um encontro significativo. Nos dias 20 e 21 de julho, mais de 220 educadores, incluindo equipe diretiva, equipe pedagógica, estagiários e professores da rede municipal de ensino, participaram das reuniões com o propósito de aprimorar o planejamento educacional.

No primeiro dia, na Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo, foram realizadas oficinas abrangendo diversos temas importantes. Os temas incluíram a cultura afro, contação de histórias, análise de resultados, metodologias ativas e o sistema "Aprende Brasil", direcionados aos Cmeis, além das turmas de Infantil 4 e 5. O intuito era enriquecer as práticas pedagógicas e aprofundar a abordagem em tópicos relevantes para o ensino municipal.

No segundo dia, as palestras foram realizadas no Clube Piraiense. A explanação do material de apoio da Editora Aprender foi seguida por esclarecimentos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Encerrando o ciclo de formação continuada, uma palestra motivacional intitulada "Dê Seu Show, Professor!" inspirou os educadores a se destacarem em suas práticas pedagógicas.

Durante o evento, também foi realizada uma exposição de trabalhos elaborados por alunos e professores de diferentes escolas, incluindo a Escola Municipal Jorge Rivadávia Vargas, Escola Municipal Maria Flora Scaramella Moreira, Escola Municipal Odette Scaramella de Luca e Escola Rural Municipal Eurides Martins. Os projetos exibidos enriqueceram o ambiente, atraindo olhares e elogios dos presentes, demonstrando o empenho e talento dos envolvidos na educação municipal.

As oficinas e palestras oferecidas durante o evento apresentaram conteúdos de grande relevância para os educadores, visando garantir um processo contínuo de aprendizagem. O objetivo era incentivar os professores a se autodesenvolverem e adquirirem novos conhecimentos para se adaptarem às demandas das novas gerações e tornarem-se inspirações e multiplicadores de conhecimento.

Em um momento especial, durante a tarde do dia 21, a professora Antonia Márcia da Silva foi homenageada em reconhecimento aos seus 38 anos de dedicação à profissão.

A Secretária de Educação e Cultura, Daniela de Mattos Ribas, destacou a importância dos professores como agentes transformadores, capazes de despertar nos alunos o desejo constante de aprender. "Melhor do que desejar um futuro diferente, é ser a própria diferença. Um amanhã melhor depende de cada um de nós", ressaltou a secretária, desejando a todos um retorno produtivo às atividades escolares. O evento encorajou os educadores a continuarem a sua valiosa missão de formar cidadãos conscientes e preparados para um futuro promissor.