Saúde - Sábado, 08 de Julho de 2023

Parceria de sucesso: Prefeitura Municipal recebe nova ambulância adaptada para atendimentos especiais

Deputado Federal Aliel Machado e Prefeitura unem esforços para fortalecer o atendimento de saúde no município através de uma ambulância adaptada para casos especiais.

No último sábado (8), o Deputado Federal Aliel Machado esteve em Piraí do Sul para entregar uma nova ambulância ao município. Essa conquista é resultado de uma emenda parlamentar individual do deputado em parceria com a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul

A nova ambulância, do tipo A (ambulância de remoção simples), trará melhorias significativas no transporte eletivo e programado, contribuindo para reduzir a lacuna assistencial e evitar a fragmentação do atendimento aos usuários, melhorando a gestão do cuidado. O município tem enfrentado um aumento no número de pacientes acamados e domiciliados, o que tem impulsionado a necessidade de transporte eletivo em ambulância para serviços de reabilitação. Estima-se que haja uma demanda mensal de 100 a 120 pacientes que necessitam desse tipo de transporte.

O Deputado Aliel Machado enfatizou a parceria entre seu mandato e a administração municipal, destacando as conquistas em benefício da população de Piraí do Sul. Ele ressaltou que a ambulância entregue é adaptada e equipada para chegar às casas das pessoas, mesmo nas áreas mais distantes, beneficiando especialmente a população rural. Além dessa conquista, o deputado anunciou recentemente outro investimento importante na área da saúde, que é o novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), com um investimento de R$ 4 milhões para o sistema de saúde do município

A nova ambulância também fortalecerá as ações da Estratégia Saúde da Família, atendendo usuários residentes em áreas rurais que muitas vezes precisam de transporte em ambulância para chegar aos centros de reabilitação física, fonoaudiologia e exames complementares. A ambulância do tipo A era uma necessidade do município, principalmente para atender esses pacientes.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, destacou a importância desse investimento, afirmando que espera-se que o veículo aumente a resolutividade do trabalho dos profissionais, promovendo melhorias contínuas nas políticas de saúde. Com essa nova ambulância, o acompanhamento dos tratamentos será viabilizado e o sistema preventivo ganhará mais força.

O Prefeito Henrique Carneiro expressou sua gratidão e entusiasmo com a chegada da nova ambulância adaptada para atendimentos especiais. Em sua fala, ele destacou: "Estamos muito felizes com essa conquista para o município. Com essa nova ambulância, poderemos oferecer um transporte adequado e seguro para os pacientes que necessitam de cuidados especiais. É um investimento que reflete nosso compromisso em proporcionar um sistema de saúde cada vez mais eficiente e humanizado. Agradeço ao Deputado e à nossa equipe por todo o empenho e dedicação para tornar isso possível. Essa ambulância certamente fará a diferença na vida das pessoas que dependem desses serviços."

Para atender às demandas da área rural do município com conforto e segurança, foi escolhida uma caminhonete 4x4 adaptada para ambulância. O veículo adquirido é uma Ford Ranger ano 2023, que passou por um processo de transformação em ambulância, com um custo final de R$ 337.000,00, sendo parte desse valor proveniente da contrapartida do município. Essa nova ambulância trará um impacto imediato aos usuários, proporcionando melhorias no atendimento à saúde e um serviço ágil de transporte para exames e serviços de reabilitação.