Assistência Social - Sexta-feira, 30 de Junho de 2023

Arraiá do CAPS trouxe alegria e diversão aos usuários

Muita música, brincadeiras e diversão marcaram a Festa Junina

No dia (30) sexta-feira, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Piraí do Sul proporcionou aos pacientes uma oportunidade de expressão e diversão durante a realização da Festa Junina. O Arraiá do CAPS celebrou a tradição do mês de junho com a participação dos pacientes, familiares e funcionários. Durante o evento, foram realizadas várias brincadeiras tradicionais, como pescaria, jogo de argolas, arremesso de bola no alvo, além de muita dança.

Além das brincadeiras, a festa contou com música ao vivo da dupla local Jefferson e Alisson. Os convidados e usuários também tiveram a oportunidade de cantar e dançar, expressando suas emoções e sentimentos. A liberdade e a descontração foram aspectos destacados. O principal objetivo da ação foi promover a socialização entre os pacientes e incentivar a participação ativa no planejamento terapêutico individual e coletivo.

Mirian Silene Leme, diretora do CAPS, destacou que a iniciativa de promover o arraiá foi bem recebida por todos e teve uma grande adesão. Segundo ela, ações como essa são muito importantes para que os pacientes possam se expressar livremente e participar de atividades que promovam a interação entre eles, a equipe e a família.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, ressaltou que a arte, a música e a cultura são dimensões do cuidado em saúde que também promovem excelentes formas de reabilitação psicossocial. Ele enfatizou que a festa junina proporcionou alegria a todos e incentivou a autonomia e o protagonismo dos usuários. Julio também destacou a importância de eventos simples como esse para os pacientes com transtornos mentais, “Momentos como esse, fazem com que essas pessoas se sintam apreciadas, ativas e principalmente notadas. É preciso que cada vez mais o tema da saúde mental está em pauta para que se possa, definitivamente, desconstruir o preconceito”.

O CAPS é um serviço público que oferece atendimento a pessoas com transtornos mentais decorrentes de doenças mentais e do uso indevido de álcool e outras drogas. Além do acompanhamento médico, psicológico e social, a unidade também promove atividades que visam a reabilitação e reinserção social dos pacientes.

A equipe do CAPS, responsável pela organização do evento, destaca que as atitudes feitas com amor e dedicação possuem um poder significativo. Eles ressaltam que não há nenhuma ação insignificante quando o amor está presente.

O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na Avenida Manoel Ribas n.º 817, Centro. O telefone para contato é (42) 3237-8735.