.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h

Assistência Social - Sexta-feira, 19 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Prefeitura, Secretarias e Instituições se unem para reforçar os cuidados e proteção sobre a Exploração Sexual


Na quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social – CREAS, promoveu palestras em prol da conscientização acerca do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, como forma de aderir à campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”. O símbolo da Campanha é a Flor amarela, símbolo da infância, demonstrando a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.

Essa data foi instituída no ano 2000, por meio da Lei n. 9970/2000. Sua escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

O evento promovido contou com apresentações musicais pela Escola (APAE), bem como com duas palestras ministradas por profissionais da área jurídica. A Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, Rafaella Martins de Oliveira, destacou vários pontos sobre todos os cuidados que a família, a sociedade e o Estado devem ter com as crianças e os adolescentes, destacando que “O dia 18 de maio é um marco legislativo, no Brasil, pela luta na proteção de nossas crianças e adolescentes. Todos eles têm o direito humano de viver sem violência, sendo um dever da família, da sociedade e do Estado o seu cuidado”.

Já o Delegado da Polícia Civil, Dr. Jairo Duarte de Camargo, destacou a importância da segurança que crianças e adolescentes devem ter e nunca deixar de denunciar qualquer tipo de suspeita de crime, “Esse dia de conscientização de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes tem que ficar marcado pela quebra do silêncio, que faz com que esses criminosos continuem impunes. A denúncia é o primeiro passo para barrar essa situação de violência”, ressalta o Delegado. 

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Lucia Godoi, por sua vez, ressaltou que a campanha é muito significativa, sendo um dever de todos a sensibilização em prol da campanha, para que ela se desenvolva de maneira efetiva. “Nas escolas a presença de diretores, pedagogos e professores é de fundamental importância para a nossa rede de proteção, é um papel social muito importante no combate e abuso de todos os jovens, assim podemos ter muito mais efetividade em nossas ações, devemos ser agentes de proteção, tanto pais como toda a sociedade”. 

O evento contou com a participação de mais de 160 pessoas, tendo prestigiado o evento: pedagogos e professores das escolas municipais e estaduais, o Conselho Tutelar, o CMDCA, o CIM, a APAE, representantes do Poder Judiciário e do Legislativo, representantes das Igrejas Católica e Evangélicas, das Secretarias Municipais e o Colégio Militar Leandro Manoel da Costa, com a presença de alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio. 

Por fim, o objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100, que funciona gratuitamente 24h por dia nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Além desse canal, qualquer informação ou denúncia, podem ser prestadas pelos seguintes contatos na cidade de Piraí do Sul: CREAS (3237.8540) e (99137.5288), Conselho Tutelar (3237.8534) e (99142.1054) e Polícia Civil (3237.2126 – Telefone fixo e Whatsapp).

 

513 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.