Cultura - Quarta-feira, 03 de Maio de 2023

1ª Ação Cidadania de Piraí do Sul foi um Sucesso.

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul ofertou diversos serviços à população

No último sábado (29), a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul realizo uma Ação Cidadania no Pavilhão Cultural da cidade. Com a parceria das secretarias de Educação e Cultura, Assistência Social, Saúde, Agropecuária e Abastecimento, e ainda parceria com a OAB, Subseção de Castro/PR e diversas entidades, o evento tem como objetivo aproximar à população ao acesso dos serviços essenciais como saúde, educação, trabalho, entre outros, além de promover lazer e diversão.

Dos serviços ofertados, tivemos orientações jurídicas pela equipe da OAB, Subseção de Castro/PR. Esclarecimentos a respeito dos serviços de Cadastro Único, Benefícios Sociais, Condicionalidades do Bolsa família, Cadastro do Programa Leite das Crianças, Programa Luz Fraterna, bem como foram prestadas informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As Consultas de Cadastros também fizeram parte das informações, assim como o Sistema de Benefícios (SIBEC) e Sistema de Condicionalidades (SICON), todos orientados pela equipe da secretaria da Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente realizando coletas de testes rápidos bem como:  HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aferição de PA e orientações.

Ainda durante o evento, a população pode desfrutar de apresentações culturais, como da Escola de Música Dom Maior, do Coral Municipal Nossa Senhora das Brotas, além da comunidade poder conhecer um pouco mais a respeito da tradição Quilombola junto com a “Feira de Artesanato Mãos que Fazem”. Para a criançada teve pintura facial artística, corte de cabelo gratuito e doação de roupas, ações estas promovidas pela Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular Central.

A equipe da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento realizou a entrega de mudas de plantas e materiais informativos. Também somou forças e ofereceu orientações sobre cursos profissionalizantes voltados aos produtores rurais.

O Prefeito Henrique Carneiro parabenizou  e destacou a importância do evento. “Mais do que serviços, esta Ação Cidadania traz oportunidades. São diversos parceiros trazendo atendimentos específicos e conhecimento para todos. Ações como esta reforçam os serviços já oferecidos pela nossa Administração e aproxima a comunidade da cidadania”, finalizou.

Ao final a população pode prestigiar a apresentação da Corporação Musical do Colégio Estadual Jorge Queiroz Neto, comandada pelo maestro Nilson Wilt.