Saúde - Sexta-feira, 31 de Março de 2023

Prefeitura Inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde

Desta vez foi o bairro Três Santas que recebeu uma UBS

A Prefeitura de Piraí do Sul inaugurou na tarde da sexta-feira (24) uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS que atenderá a população residente no bairro Três Santas e arredores, o que corresponde a um pouco mais de mil pessoas.

Na solenidade estiveram presentes, o prefeito e o vice-prefeito, secretários, autoridades, conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, servidores municipais e a comunidade.

O deputado federal Geraldo Mendes que se encontrava cumprindo agenda no município também prestigiou o evento, reafirmando seu compromisso com Piraí do Sul.

Entre os serviços oferecidos a essa população na UBS estão inclusos pronto atendimento, enfermagem geral, consultas médicas, atendimento odontológico, entre outros serviços. A UBS fica localizada na Rua João Ferreira Ribas, 202, Três Santas e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, iniciou a cerimônia de inauguração, destacando o quanto é importante a participação popular na implementação de políticas públicas que atendam e venham efetivamente ao encontro dos anseios da população. Destacou que a UBS que estava sendo inaugurada teve início através de uma ligação telefônica de uma moradora do bairro, revoltada com a mudança do ponto do ônibus da saúde. “Quando ela apresentou seus argumentos, me fez imediatamente vir até a casa dela debaixo de muita chuva e esse foi o primeiro passo para que outras reuniões com um grupo de moradores fossem marcadas na sequência e como resultado, os moradores escolheram a obra da UBS como a mais necessária para o bairro naquele momento”, lembrou o Secretário.

Durante a inauguração da UBS, ato simbólico de entrega da obra para a comunidade, o Prefeito Henrique Carneiro disse que essa obra é fruto do desejo da comunidade e do árduo trabalho que a atual administração vem desenvolvendo em benefício da população e desejou que todos os moradores do bairro e dos arredores que serão atendidos nessa UBS se sintam acolhidos e que usufruam deste belo e moderno equipamento de saúde. “Recordo da noite em que nos reunimos com vocês, moradores do bairro, no salão da capela e depois da apresentação do projeto da UBS falamos do asfalto, que seria apenas do acesso ao bairro, mas que hoje estamos trabalhando para que, em breve, tenhamos asfalto em todas as ruas. Sou otimista e acredito que vamos realizar muito pela comunidade do município como um todo. Temos investido muito na melhoria da qualidade de vida do nosso povo, mas ainda precisamos investir muito mais”, destacou o Prefeito.

O conselheiro do Conselho Municipal de Saúde, José Roberto conhecido como “Bico de Ouro”, comemorou a inauguração da UBS. “Como membro do Conselho de Saúde há quase 30 anos nunca vi uma administração que se importasse tanto em ouvir a população e o próprio conselho nas suas deliberações. Essa obra teve a aprovação dos conselheiros de saúde e fazia parte do Plano Municipal de Saúde e hoje vemos mais uma obra entregue à comunidade”, declarou o conselheiro.

A conselheira Marinalva Peralta Farias destacou que “esta gestão tem mostrado que quando se tem compromisso com a população e vontade de realizar, obras boas e úteis são concretizadas. Sinto-me honrada em fazer parte dessa luta por uma saúde pública de qualidade no município”, declarou a conselheira.

Para a enfermeira Jéssica Moura, Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, a UBS Três Santas vai oferecer maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários desse serviço de saúde.

A moradora Glaciela Aparecida da Silva Machado, agradeceu ao Prefeito pela entrega da UBS. “Hoje é um dia muito especial para todos nós, moradores do bairro Três Santas. Um dos nossos grandes sonhos se tornou realidade. Agradecemos demais ao Henrique que é um prefeito que cumpre o que promete, além de ser um exemplo de simplicidade que conhece a realidade do seu povo, o qual recebe sempre com muito carinho”, ressaltou.

Estrutura

Essa UBS conta com uma Equipe de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, dentista, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. A estrutura física do prédio conta com ampla sala de espera, banheiros adaptados, consultórios médicos, de enfermagem e odontológico, sala de observação, triagem, recepção e demais espaços necessários.

O custo da obra, realizada com recursos próprios, foi de R$ 396.650,00 e levou pouco mais de 12 meses para ser concluída.

Início das atividades

Na segunda-feira (27) a UBS Três Santas já abriu suas portas para atendimento ao público e na primeira semana foram realizados inúmeros atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem, encaminhamentos, pedidos de exames entre outros.

Uma unidade de saúde como essa deixa evidente o quanto esta gestão está preocupada com a atenção primária à saúde. “Levar os serviços de saúde o mais perto das pessoas, com qualidade e facilidade de acesso, é um grande desafio e nosso principal compromisso com a população que diariamente usa os serviços do SUS no município e assim estamos fazendo, pois este é o nosso trabalho frente à Secretaria Municipal de Saúde”, finalizou o Secretário Municipal de Saúde.