.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Cultura - Segunda-feira, 13 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

COMTUR promove apresentação do GUPE sobre o projeto Espeleo Piraí.

O achado arqueológico está em uma formação de arenito numa propriedade privada. As figuras representam 13 araucárias e 20 representações humanas.


A iniciativa visa promover o repasse dos resultados alcançados pelo projeto EspeleoPiraí, bem como dar início à educação patrimonial prevista no projeto.

Para o presidente do COMTUR, o empresário Emerson Sclvilzki, essa parceria entre o GUPE e o Conselho Municipal de Turismo é de extrema importância pois viabiliza a socialização das descobertas. 

A descoberta arqueológica, a primeira e única (até o momento) pintura rupestre de araucárias só foi possível por conta das atividades desenvolvidas pelo GRUPO UNIVERSITÁRIO DE PESQUISAS ESPELEOLÓGICAS com o Projeto “EspeleoPiraí: patrimônio espeleológico arenítico da Escarpa Devoniana em Piraí da Serra”. O Achado em nosso município da pintura rupestre representando a árvore símbolo do Paraná aconteceu em setembro de 2021 e tem despertado interesse em outros pesquisadores.

O GUPE, foi fundado em 25 de agosto de 1985 na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Há mais de 35 anos, realiza pesquisas, além de exploração, prospecção e topografia de cavernas e seu entorno. 

Para saber mais sobre esse achado e outros resultados do GUPE é possível acessar o documentário disponível no canal do YouTube – GUPE CAVERNAS, site www.gupe.org.br ou através das redes sociais @espeleogupe. 

669 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.