Saúde - Quinta-feira, 02 de Março de 2023

Prefeitura de Piraí do Sul, em parceria com o CIMSAUDE, realiza mutirão de Ultrassonografia

A ação está buscando acabar com uma fila em que pessoas aguardavam há meses para realizar esse tipo de exame

Objetivando amenizar a demanda reprimida de exames de ultrassonografia no município, a Prefeitura de Piraí do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, numa parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais – CIMSAUDE, está promovendo mutirões de ultrassom.

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando mutirões para atender uma demanda reprimida de aproximadamente 1.000 exames. Um primeiro mutirão aconteceu no final de janeiro quando mais de 100 exames de ultrassonografia obstétrica foram realizados especificamente para o grupo de gestantes do município, liquidando com a fila que tinha se formado nos últimos meses de 2022.

Nessa segunda etapa, do dia 1.º a 3 de março, de quarta a sexta-feira, das 8h às 17h, o mutirão de exames de ultrassonografia segue à disposição dos moradores de Piraí do Sul que tinham encaminhamentos médicos solicitando os exames e que aguardavam agendamento. Ao todo, mais de 300 pessoas devem ser atendidas nos 3 dias.

Os equipamentos, trazidos pela equipe médica, utilizados para o diagnóstico estão entre os mais modernos existentes, o que permite aos pacientes resultados precisos que trarão mais agilidade nos tratamentos médicos.

A Secretaria Municipal de Saúde anuncia que novos mutirões como esse serão realizados gradativamente, até a eliminação total da fila de espera.

Para o Prefeito em exercício, Wagner Zadra, o mutirão além de atender a uma demanda reprimida, estará agilizando o início de outras ações voltadas para a saúde da população. “Estamos oportunizando às pessoas a continuidade aos seus tratamentos de saúde, através de exames diagnósticos mais precisos, mais rápidos, com qualidade e no próprio município”, declara o Prefeito em exercício.

A população não só compareceu para realizar os exames como também aprovou a iniciativa da gestão municipal.

“Quando recebi a mensagem da Secretaria de Saúde avisando do agendamento fiquei muito contente pois durante a gravidez são várias ultras que precisam ser feitas e o custo é alto pra pagar particular para um momento em que temos muitos outros gastos. Gostei muito da iniciativa do prefeito Henrique e toda sua equipe em dar pra nós gestantes essa atenção”. Afirmou a grávida de 12 semanas Maria Luiza.

Rosiclei Mendes da Silva destacou a facilidade de realizar o exame em Piraí do Sul, “muito bom, porque geralmente a gente precisa se deslocar para outra cidade para fazer esse tipo de exame e poder fazer aqui é bem mais prático”.

“Achei muito importante esse tipo de mutirão que está se fazendo agora porque é muito demorado ter que ir pra fora fazer os exames, sendo feito aqui facilita de todas as maneiras e acredito que assim não vai mais haver acúmulo de pessoas aguardando para fazer esses exames”, opinou a dona de casa Luci Terezinha.

Para Ana Rosa dos Santos foi muito importante, “é uma coisa que nós precisamos para vários problemas de saúde, na verdade para nós é um conforto pois saímos do conforto da nossa casa e em 5 minutos já estamos aqui no hospital fazendo o exame”, destaca.

O trabalhador rural Antônio Silva destacou que “o melhor de tudo é não precisar viajar para fazer ultrassom e esperar só um pouco depois do exame pra já sair com o laudo”.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, os mutirões serão realizados com frequência com o objetivo de reduzir as filas e amenizar a espera das pessoas que necessitam de uma ultrassonografia que é o principal meio de visualização interna de órgãos e por essa razão, se torna um dos exames mais solicitados pelos médicos. “Já há algum tempo que estávamos sensibilizados com a situação e percebemos a necessidade de atender essa demanda reprimida porém, somente agora, através da parceria com o CIMSAUDE, foi possível concretizar. Essa é uma ação de grande importância especialmente para aqueles pacientes que necessitam desses exames para dar continuidade aos seus tratamentos”, destaca o secretário.

O mutirão ocorre no ambulatório do Hospital Municipal Santo Antônio pelo fato do local apresentar espaço favorável e melhores condições logísticas para receber os pacientes para esse tipo de atividade.

“Acabar com a fila é mais um avanço na saúde de Piraí do Sul e um benefício para quem estava à espera desse exame. É assim que temos feito e iremos continuar fazendo, focados e somando esforços para cuidar da nossa gente, principalmente daqueles que precisam dos serviços públicos de saúde”, encerra o prefeito Henrique Carneiro.

SERVIÇO – Informações sobre o mutirão de ultrassonografia e previsão para exames de outras especialidades podem se obtidas junto ao Setor de Agendamento da Secretaria Municipal de Saúde, presencialmente ou pelo telefone/what´s APP (42) 3237- 8701.