Administração - Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2023

20 DE FEVEREIRO – DIA NACIONAL DE COMBATE À DROGAS E AO ÁLCOOL

Equipe do CAPS promove palestra sobre o tema

O dia 20 de fevereiro é conhecido como o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O objetivo do dia é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebida alcoólica e de drogas provoca no organismo.

A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, sendo assim considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a própria OMS, o consumo de drogas ilícitas acomete cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos de idade.

Nesta segunda-feira (20) a equipe do CAPS de Piraí do Sul, de forma educativa e preventiva, promoveu junto ao Colégio Estadual Cívico Militar Professor Leandro Manoel da Costa, um dia de palestras sob o tema buscando atingir o público de aproximadamente 650 alunos do colégio.

O palestrante convidado, Neilor Jurandy da Costa, abordou o acesso e uso das drogas lícitas como as bebidas alcoólicas, as quais podem ser facilmente encontradas no cotidiano da grande maioria das famílias e nos carrinhos de compra entre as mercadorias consumidas regularmente pela população.

Uma das questões trabalhadas de forma destacada foi sobre o consumo de qualquer tipo de droga, lícitas ou ilícitas, e seus efeitos na vida e na saúde das pessoas, causando no corpo e na mente uma incompatibilidade com a vida saudável.

A proposta da Secretaria Municipal é estar sempre ampliando as ações educativas e preventivas em saúde para promover melhores condições de saúde para a população, principalmente sobre um tema tão importante como esse”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini.

A organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência química, é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crak e cocaína entre outras, é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo todo, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Mirian Silene Leme, diretora do CAPS, lembra que “é muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer, drogas e álcool, antes de qualquer coisa, oferecem prazer imediato”.

Por causarem dependência física, psicológica e crise de abstinência, o uso abusivo de drogas e álcool, é uma doença de difícil tratamento.

Por isso, as ações educativas e preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, à prática de esporte, o lazer e o efeito multiplicador de informações sobre drogas.