Educação - Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023

Formação Pedagógica e Dias de Estudo são destaque para o ano letivo de 2023

Secretaria Municipal de Educação, traz a implantação do Sistema Max, parceria do Sicredi com Programa “A união Faz a Vida”, Estudo do Currículo e abordagem do tema “Promoção da Igualdade Racial na comunidade escolar como um todo”.

No decorrer da semana passada, aconteceu a Semana Pedagógica para o ano letivo de 2023 promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Piraí do Sul.

Na segunda-feira, dia 30 ocorreu a implantação do Sistema Maxi de Ensino, ministrado pela Assessora Pedagógica Mayara Schneider, com a presença da equipe gestora das escolas (Direção e pedagogos), para os quais foi apresentado o Sistema de Ensino, os materiais e também algumas orientações de trabalho. Formação esta que será também estendida aos professores nos próximos dias.

Encontro com Pedagogos e Diretoras na Escola Lucília, pra implementação do Sistema Maxi de Ensino

O Sistema Maxi de Ensino é um investimento do Município que visa atingir melhores resultados no ensino aprendizagem de toda a Rede Municipal de Ensino. Ele oferece materiais didáticos, plataforma digital para professores e alunos, assessoria exclusiva do Sistema às escolas, além de cursos de formação para os profissionais da Educação.

Na ultima quinta-feira (02) os professores participaram da formação do Programa “A União faz a Vida”, trata-se de uma parceria com o Sicredi que oferece Assessoria e formações aos professores, focado na metodologia do programa que visa o tornar o aluno protagonista da própria aprendizagem, inserindo também o trabalho com projetos.

Formação do Programa “A União faz a Vida” -  SICREDI

Sexta-feira dia (03), os encontros se realizaram nas escolas:

Currículo e Promoção de Igualdade Racial

Os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram recebidos com dinâmicas de acolhida, receberam os livros e materiais do Sistema Maxi de Ensino, fizeram uma análise e diálogo sobre os materiais adotados para 2023. Fizeram análise dos livros que abordam a questão étnico-racial e por fim, fizeram suas considerações a respeito do trabalho com o tema e os materiais que embasarão as atividades, abordando a cultura, a história africana e indígena no Brasil, também promoção da Igualdade Racial na comunidade escolar como um todo. Os professores das turmas de Infantil 4 e 5 participaram de um estudo sobre o Currículo na Educação Infantil e os direitos de aprendizagem do aluno, também refletiram sobre o tema da igualdade Racial, apontando sugestões, dificuldades e estratégias sobre o tema em sala de aula. Os CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) trabalharam com temas e projetos focando na Igualdade Racial e fizeram estudo sobre a Rotina na Educação Infantil.

Um ano letivo é um período intenso de aprendizado e troca de conhecimento, é acreditando nisso que o Município de Piraí do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação que está sempre investindo na formação dos educadores e em busca de proporcionar o melhor para nossas crianças!