Saúde - Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023

Prefeitura Municipal entrega Unidade de Saúde de Apoio Rural

A unidade foi totalmente reformada atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro de Boa Vista

A prefeitura de Piraí do Sul entregou a Unidade de Saúde no Bairro de Boa Vista reformada, a entrega foi realizada quinta-feira, 19 de janeiro. A solicitação da reforma era uma reivindicação antiga da comunidade rural há vários anos. A unidade ficou todo este tempo parada e agora irá entrar na rota de atendimentos dos médicos que atuam na zona rural de Piraí do Sul.

Henrique destacou que a unidade é estratégica para atender os moradores da região. “Com a unidade reformada isso possibilita uma proximidade da equipe de saúde com a vida das pessoas e isso melhora o atendimento básico e consequentemente a qualidade de vida, ampliando a capacidade de resolver os problemas das doenças e prevenção delas”, afirma o prefeito. Salientou ainda que a obra é uma preocupação da administração com a saúde da população. “É uma estrutura que foi reformada, trazendo conforto e segurança ao trabalho da equipe, motivando a todos os servidores que aqui trabalharão, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos piraienses que residem nessa área”, frisa Henrique.

O secretário de saúde do município, Julio Sandrini, lembra que o trabalho foi realizado ouvindo a comunidade. “A reforma foi um pedido dos moradores do bairro e fizemos os ajustes no orçamento e readequamos o prédio para as exigências sanitárias vigentes. A estrutura além de antiga, ficou fechada por muito tempo e não estava apta ao atendimento dos pacientes, agora pode atender tranquilamente os moradores da região. A unidade, em breve, também contará com novos móveis e equipamentos para ofertar um serviço de qualidade com conforto e segurança aos usuários e a equipe”, relata o secretário.

O morador João Maria de Almeida que é uma liderança local, destacou que a Secretaria de Saúde trabalhou em harmonia com as reivindicações dos moradores. “Ficamos muitos satisfeitos, pois lutamos há anos por este posto e não éramos atendidos. O secretário juntamente com o vice-prefeito Wagner estiveram no bairro, ouviram nossos pedidos, correram atrás e hoje temos nosso posto de volta para cuidar da saúde das pessoas”, salienta João.

A presidente da Câmara Municipal de Vereadores Mariana Zadra destacou que “quando se tem uma gestão séria e de responsabilidade, mesmo passando por dificuldades é possível conseguir muitas coisas. Por isso é que vemos obras importantes de reformas a exemplo desta unidade”.

O Prefeito salientou que na área urbana será inaugurada em breve a Unidade de Saúde de Referência Rural Rodnei Kalil Jayme, unidade essa destinada a atender exclusivamente a população da área rural do município não importando o bairro onde more. “Tudo isso, porque trabalhamos unidos em prol da comunidade, conhecemos a realidade da área rural e as dificuldades de acesso aos serviços de saúde que possuem”, frisou Henrique.

O secretário de saúde agradeceu a presença de todos e enalteceu mais uma vez a importância da participação da comunidade nas decisões da Secretaria de Saúde. “O Controle Social é um dos princípios organizativos do SUS que precisa ser considerado e respeitado. Quando os representantes da população compreendem a importância de seu papel no processo de construção e melhoria do sistema de saúde e vêm junto com a gestão, as ações acontecem em benefício de toda uma comunidade,” destaca o secretário.