Cultura - Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022

Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo recebe a Turnê Paranaense “Teatro é Escola”

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná

No dia (19), a cidade de Piraí do Sul recebeu o projeto cultural  “TEATRO É ESCOLA”, que está em turnê pelo Paraná. Os alunos da Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo foram contemplados com a apresentação do espetáculo “O Gato Kahlo”, que trata sobre a preservação dos biomas brasileiros e a sustentabilidade do planeta. O espetáculo é  realizado pela Cia Gato Mia de Teatro para Crianças  (Curitiba e Ponta Grossa, Paraná).

O projeto tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar da natureza e preservar o meio ambiente através de espetáculos teatrais que refletem sobre o tema. Deste modo, a cenografia e o figurino são feitos com materiais recicláveis ou reutilizáveis, como plástico e papelão.

Para a produtora executiva do projeto, Érika Vernek “Como agente cultural do Paraná, tenho um compromisso social de democratizar o acesso à arte. É por isso que nossas ações são totalmente gratuitas e feitas com muita responsabilidade técnica.”. Érika continua dizendo que “Os fazeres artísticos no nosso estado ainda são majoritariamente feitos nos grandes centros, e um dos objetivos da Genius Soluções - empresa realizadora do projeto -, é justamente descentralizar as atividades para que possamos oportunizar às crianças o privilégio lúdico de aprender com a arte.”.

Além das apresentações dos espetáculos, o projeto oferece oficinas de teatro para crianças e fundamentos da atuação cênica para as equipes pedagógicas das escolas, contribuindo para a formação dos professores que poderão utilizar esse conhecimento em sala de aula. Os espetáculos têm direção artística de Gabriel Vernek, operação técnica de Izabelle Marques, e o elenco é composto pelos profissionais Bernardo Schaffer e Nadine Atanázio.

Acesse o material explicativo do projeto em: https://bit.ly/livreto-teatro-é-escola

Realização: Genius Social Cult e Cia Gato Mia de Teatro Para Crianças

Apoio: Atteliê Criativo - Espaço de Pesquisa e Criação em Arte