Xv Conferência Municipal de Saúde – “O SUS Pós-Pandemia: Ciência, Razão e Humanismo”.


A Saúde Pública Municipal foi amplamente debatida

 

Na sexta-feira, 20 de agosto de 2021, no auditório da Câmara Municipal de Piraí do Sul aconteceu a XV Conferência Municipal de Saúde realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito Municipal, Secretário Municipal de Saúde, Presidente do Conselho Municipal de Saúde e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, tendo como palestrantes o médico Dr. Cidcley Milléo e a enfermeira Giovana Simões que desenvolveram o tema “O SUS PÓS-PANDEMIA: CIÊNCIA, RAZÃO E HUMANISMO”.

O principal objetivo foi debater o tema da Conferência com enfoque nas ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), pautado na necessidade da garantia de assistência adequada e suficiente para os sequelados pela COVID-19, estabelecendo diálogos com a sociedade piraiense, acerca da saúde como direito e em defesa do SUS.

Além disso, foi trazida também ao debate a avaliação da situação de saúde municipal, elaborando novas propostas a partir das necessidades de saúde da população local e que sejam possíveis de serem executadas dentro da realidade do município as quais serão incluídas na revisão das ações e metas do Plano Municipal de Saúde 2022/2025. Foram formados grupos para discussão das propostas vindas das Pré Conferências que depois foram submetidas à Plenária para aprovação ou não.

Dando segmento, foram escolhidos os novos conselheiros que estarão à frente do Conselho Municipal de Saúde nos próximos quatro anos.

Por conta das medidas restritivas vigentes, a XV Conferência Municipal de Saúde foi realizada, excepcionalmente este ano, de forma híbrida, presencialmente os delegados representantes de cada segmento e virtualmente para o público em geral através do Sistema Global de Redes de Computadores Interligados – Internet.

Em seu discurso de abertura da XV Conferência, o prefeito Henrique Carneiro conclamou a todos para não perder a oportunidade de buscar o melhor para a saúde de Piraí do Sul, lembrando que a conferência é o momento que a população tem vez e voz, ou seja, só será ouvida se ocupar os espaços e se posicionar num fórum de debates tão importante como esse. “Meu desejo é que possamos fomentar a qualidade na saúde em todas as etapas e modalidades, com a melhoria do acesso aos serviços pela população e da qualidade das ações de modo  que possamos atingir os melhores indicadores de saúde de nossa história” afirmou o Prefeito.

O conselheiro Nilson de Oliveira Sutil presidente da Comissão Organizadora da 15.a Conferência Municipal de Saúde, destacou que a participação popular nas Conferências de Saúde tem sido uma conquista e um significativo avanço para o setor, mas este é um processo ainda tímido e incipiente no seu potencial de transformar a discussão do setor, porém “é esta representatividade local que garante a legitimidade do evento como instância colegiada dos vários segmentos representados”.

Para Danieli Mendes da Silva, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, a XV Conferência foi um sucesso. “As propostas aprovadas na Conferência que irão nortear as intervenções no setor de saúde, vão atender às necessidades em saúde expressas pelos representantes da comunidade piraiense”.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, ressaltou que as Conferências de Saúde se constituem nos espaços ideias para que se discutam as políticas de saúde onde todos tem igualmente direito a voz. “Participar de fóruns de discussão sobre o tema saúde é um exercício de cidadania que todos devemos assumir como atores sociais que somos dentro desse processo. O acesso à saúde é um direito e não uma moeda de troca, um favor político” salientou o Secretário.

Os conselheiros eleitos tomarão posse em fevereiro de 2022 conforme determina o Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde.


Categorias: Saúde,