Secretaria de Infraestrutura realiza serviços de roçada em áreas públicas da cidade.


A prefeitura de Piraí do Sul, através da secretaria de infraestrutura vem realizando serviços de roçada em áreas públicas da cidade, como a ação de roçada nos terrenos da antiga rede ferroviária (antiga estação).

Este trabalho é intenso e nesta época do ano, devido ao calor e as chuvas o mato cresce mais rápido e com mais intensidade.

“Nas áreas públicas essa limpeza é atribuição da prefeitura, entretanto o que observamos é que há muitos terrenos baldios, passeios e sarjetas das calçadas particulares que estão com mato e alguns lotes urbanos inclusive estão em estado de abandono. Muitas pessoas infelizmente acabam jogando lixo e entulhos, e estes locais podem servir para proliferação de insetos (inclusive vetores de doenças como a dengue) e animais peçonhentos que podem causar diversos acidentes como picadas de aranha, escorpião e até cobras.” Destaca a Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Viviane Maria Ribas de Souza.

Diante disso e das reclamações recebidas sobre terrenos com mato e lixo, a prefeitura municipal solicita que os moradores e proprietários de terrenos baldios façam a limpeza de seus imóveis pois começará a serem notificados os proprietários com base no código de posturas do município.

“A limpeza dos terrenos baldios é de responsabilidade de seus proprietários, assim como o descarte dos entulhos e do lixo é de responsabilidade dos donos ou responsáveis pelos imóveis, até mesmo a limpeza da sarjeta (entre meio fio e a rua) é de responsabilidade do morador conforme o art. 6º do Código de Posturas Municipal, portanto quando o morador reclama que a frente de sua casa está com mato é sua a responsabilidade de fazer a limpeza. A prefeitura nesses meses de verão onde o mato está crescendo muito rápido vem fazendo a sua parte, mas é preciso que toda a população também colabore cumprindo com seu dever de zelar pelos imóveis e passeios para manter a cidade limpa. Quando parte da população joga lixo no chão, em locais impróprios, ou ao lado das caçambas e contêineres e não zela pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas casas, está contribuindo para que ocorra os entupimentos de bueiros causando possíveis alagamentos e trazendo prejuízos para toda a comunidade.”

Salientamos que a prefeitura estará notificando os proprietários, inclusive os que possuem áreas grandes conforme previsão legal do Código Sanitário do Estado do Paraná e do Código de Posturas Municipal que prevê multas.

 


Categorias: infraestrutura, Meio Ambiente,