Saúde de Piraí inicia Campanha de Vacinação contra Influenza


A campanha seguirá até 22 de maio. Nesta primeira fase, a Campanha Nacional é dirigida aos idosos, a partir de 60 anos, e aos profissionais da saúde.

A Secretaria de Saúde de Piraí do Sul iniciou na segunda, 23 de março a Campanha de Vacinação contra a Influenza e será toda centralizada na clínica Dr. Lalá, que fica ao lado hospital Municipal Santo Antonio. A vacinação inicia das 8 horas até às as 17 horas, sem intervalo para o almoço. Na zona rural o calendário segue a seguinte escala sempre com atendimento pela manhã. Segundas-feiras: Piraí Mirim, terças-feiras: Capinzal, quartas-feiras: Ressaca, quintas-feiras: Fundão. Os demais bairros estamos aguardando ainda definição das datas.

A campanha seguirá até 22 de maio. Nesta primeira fase, a Campanha Nacional é dirigida aos idosos, a partir de 60 anos, e aos profissionais da saúde.

A decisão de se iniciar a campanha por estes grupos é uma medida de proteção já que estas pessoas estão mais vulneráveis e expostas às contaminações.

Segundo o secretário de saúde de Piraí do Sul, Júlio Sandrini a 2.ª FASE inicia em 16 de abril e se destina a professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A 3.ª FASE inicia em 9 de maio e irá atender as crianças 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários de sistema prisional; adultos de 55 a 59 anos de idade.

Júlio Sandrini salienta que pacientes acamados devem ter um atendimento especial por parte da secretaria.”Os pacientes acamados estão sendo vacinados em suas residências, pelos profissionais de cada área de abrangência. Caso não forem vacinados, os responsáveis deverão entrar em contato com as enfermeiras de suas Unidades de Saúde, deixando nome endereço dos pacientes.”, orienta o secretário.

A meta do Governo Estadual é atingir cobertura vacinal de 90% da população alvo, estimada em 3,844 milhões de pessoas.

Na Campanha Nacional de 2019, o Paraná registrou cobertura de 87,3% do público-alvo. Os grupos de professores, indígenas, idosos e puérperas apresentaram índices acima de 98%. O grupo dos professores ultrapassou os 110%, chegando a 104,22%.

Já os grupos de crianças, gestantes, e trabalhadores da saúde ficaram abaixo do estimado e devem ser intensificados neste ano.

Até o momento, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 522 mil doses da vacina contra a Influenza.


Categorias: Saúde,