Nova oportunidade para vacinação contra a COVID-19


Nova oportunidade para vacinação contra a COVID-19

 

Na terça-feira, 21 de setembro, será realizada uma nova repescagem como mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 para oferecer à população mais uma oportunidade de receber esse imunobiológico.

O que você precisa saber sobre a vacinação da COVID nesse dia:

Nessa repescagem todas as pessoas a partir de 18 anos de idade que deixaram de se vacinar durante as etapas referentes à sua idade na Campanha Nacional de Vacinação poderão ser vacinadas.

Todo o público alvo será atendido no Pavilhão Cultural Gabriel Cury no sistema livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. A vacinação contra a COVID-19 nesse dia, será realizada enquanto houver doses disponíveis.

VACINAÇÃO

 

Esta nova fase da vacinação contra a COVID-19 será realizada na próxima terça-feira, 21 de setembro das 14h às 19h ou enquanto tiver doses disponíveis, no Pavilhão Cultural Gabriel Cury.

Recomenda-se que quem estiver com uma infecção que cause febre, por mais leve que seja, espere passar para receber a vacina. Isso para que uma eventual febre baixa disparada pela vacina não seja confundida com a doença.

Em relação a quem já teve Covid-19, o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini. Informa que “a Sociedade Brasileira de Imunizações orienta esperar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. Se o caso foi assintomático, o indivíduo deveria contar o mesmo período a partir do primeiro resultado positivo no exame de RT-PCR. Para aqueles que chegaram a ser internados, também se indica aguardar o completo restabelecimento antes de buscar as doses.”

Por outro lado, esse tempo não é uma contraindicação, é apenas uma medida de precaução. Não há indícios de que, se um paciente infectado tomar a vacina antes desse prazo, ele corre qualquer risco.

“A orientação serve porque a pessoa pode apresentar sintomas e complicações tardias do próprio coronavírus. Se ele receber a dose do imunizante nesse meio tempo, é possível que os sinais da doença sejam confundidos com possíveis efeitos colaterais da vacina”,

Desde o início da Campanha de Vacinação, a Prefeitura de Piraí do Sul já vacinou 16.860 pessoas com a primeira dose da vacina anticovid ou com o imunizante em dose única.

 

Informações importantes –

  1. No momento da vacinação, a pessoa deve apresentar um documento com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço de Piraí do Sul (no caso de estar em nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável).
  2. Aqueles que tiverem Carteira de Vacinação recomenda-se que levem.
  3. Para evitar aglomerações no interior do espaço recomenda-se que as filas sejam formadas na área externa respeitando a distância de 1,5 metros entre as pessoas.
  4. As equipes de triagem da Secretaria de Saúde vão atender individualmente as pessoas para conferência dos documentos e encaminhamentos necessários.
  5. Qualquer esclarecimento ou informação em relação a esta ação poderão ser obtidas através dos telefones da Secretaria Municipal de Saúde.

Categorias: Saúde,