Piraí completa 74 anos de Comarca


Piraí do Sul completa dia 23 de abril, 74 anos de instalação da Comarca. A instalação teve um trabalho determinante de Paulino Gonçalves da Silva, ele nasceu em Campo Magro, próximo à Curitiba no dia 14 de novembro de 1893 e veio residir em Piraí do Sul em 1914. Ele atuou em diversas atividades, entre elas, foi sapateiro, empresário, músico da banda municipal, vereador e prefeito. Paulino, exerceu o cargo oito vezes, atuou como representante do Legislativo Municipal durante 31 anos. Faleceu em 16 de abril de 2001, com 107 anos de idade e participou de fatos importantes do município.

Paulino Gonçalves da Silva.

 

Paulino viajou por vários bairros e cidades da região no lombo de um cavalo para conseguir as assinaturas necessárias para pleitear a instalação da comarca de Piraí do Sul. Foram 1400 assinaturas conseguidas à custa de muito trabalho e dedicação que poucas pessoas sambem e lembram, depois de 74 anos.

Assim, em 23 de abril de 1946, ocorreu a instalação da Comarca de Piraí do Sul pelo Decreto-Lei n.º 441 de 1.º de fevereiro de 1946 e instalada no dia 23 de abril de 1946, de acordo com o Decreto-Lei n.º 2.294/1946.

 

O primeiro Juiz de Direito titular da nova comarca de entrância inicial foi o Dr. Henrique Nogueira Dorfmund.

O primeiro Juiz de Direito titular da nova comarca de entrância inicial foi o Dr. Henrique Nogueira Dorfmund. O Foro Judicial é composto de Juízo Único e Ofício de Distribuidor, Contador, Partidor, Avaliador e Depositário Público. O Foro Extrajudicial é composto por: Tabelionato de Notas; Tabelionato de Protesto de Títulos; e Serviço de Registro de Imóveis acumulando precariamente o Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais e o Serviço de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas.

Datas históricas  — Piraí do Sul foi desmembrado do município de Castro, pela lei provincial n.º 631, de 5 de março de 1881, ao ser elevado à condição de vila. A instalação solene ocorreu em 24 de julho de 1882, ocasião em que foram empossados os primeiros vereadores de Piraí.

Ou fato histórico vem do decreto-lei n.º 199, de 30 de dezembro de 1943, alterou a denominação para Piraí-Mirim, passando a denominar-se Piraí do Sul pela lei estadual n.º 2, de 11 de outubro de 1947. 

O nome “Piraí” é uma referência ao Rio Piraí, que banha o município. O termo provém da língua tupi e significa “rio dos peixes”, através da junção de pirá (peixe) e ‘y (rio). A expressão “do Sul” foi acrescentada para diferenciar o município do município de Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

O município de Piraí do Sul possui dois feriados municipais, sendo dia 23 de abril em comemoração a Instalação da Comarca e 27 de dezembro em comemoração a Padroeira Nossa Senhora das Brotas.


Categorias: Administração,