O embaixador do Turismo Richard Rasmussen divulga o turismo de Piraí


O turismo de aventura, cultural e religioso de Piraí do Sul foi desvendado pelo embaixador do Turismo e apresentador Richard Rasmussen, que gravou no município o programa “As Aventuras de Richard no Paraná”, transmitido nas tvs’  Cultura e TV Paraná Turismo  A gravação do programa aconteceu entre uma parceria com TV Paraná Turismo do Governo do Paraná e Prefeitura de Piraí do Sul.

 

O programa gravado deverá ser veiculado entre final de fevereiro e a metade marco deste ano e falará sobre o turismo religioso do Santuário Nossa Senhora das Brotas, turismo cultural sobre as pinturas rupestres, as aventuras de boia cross no Rio das Cinzas, caminhadas e trilhas no Alto da Serra. Além disso, ele gravou em detalhes a bebida típica piraiense: a cabriúva.

 

Richard Rasmussen destaca que desvendar o Paraná para paranaenses e para o mundo vem revelando belíssimas paisagens e lugares. “O Paraná honestamente para mim, foi uma surpresa, sou acostumado a viajar pelo Brasil e aqui no Paraná tinha algumas falhas, porque eu visitava somente os atrativos mais conhecidos a exemplo de Foz do Iguaçu, Superagui entre outros mais divulgados.”, revela o apresentador. Porém, por conta deste trabalho com a TV Paraná Turismo de produzir um programa por semana, isso fez com que a equipe tivesse que procurar por novas pautas. “Que surpresa maravilhosa é conhecer este Paraná, tem muita coisa linda que merece ser visitada, aqui tem lindas cachoeiras, florestas, canyons, muita natureza que devem ser conhecidos e amados para continuarem a ser preservados. O programa tem nos dado esta oportunidade de mostrar as oportunidades turísticas que o Paraná possui, isso bem-ordenado, catálogado e recebendo investimento certamente será o destino de muitos turistas, não só do Brasil, mas de fora também.”, acredita o apresentador.

Richard Rasmussen ficou impressionado com a quantidade de pinturas rupestres que existem em Piraí do Sul.

 

Reprodução Instagram Richard Rasmussen.

Em relação a Piraí do Sul Richard ficou impressionado com a quantidade de pinturas rupestres existentes na zona rural do município. Quem acompanhou o apresentador foi a historiadora e pesquisadora Cinara Souza, autora do livro As representações geométricas e zoomorfas da tradição, planalto — A arte nos Campos Gerais. “Cada cidade tem sua característica mais evidentemente e aqui a pintura rupestre se destaca pela quantidade. Tanto que descrevo ‘Piraí do Sul, terra das pinturas rupestres.’, além disso, temos outras atividades que impressionam a exemplo da aventura com o boia cros no Rio das Cinzas, caminhadas e observação da natureza no alto da Serra”, revela Richard.

 

Outra atividade que Richard ficou impressionado e espera que logo entre em atividade e a ferrocleta, que é uma bike adaptada para andar na linha de trem no km 12, no Bairro do Joaquim Murtinho. A atividade espera uma autorização da Concessionária Rumo, para que possa ser uma atividade turística.

 

O presidente do Conselho Turismo de Piraí do Sul e proprietário da Fazenda Cercado Grande, Zeca Fonseca, acredita que a presença do embaixador do Turismo Richard irá fomentar e mostrar que Piraí tem potencial que precisa ser explorado comercialmente. “Com a reativação do conselho e mostrando a importância do turismo para os empresários da cidade e população podemos oferecer mais uma fonte de renda por meio do turismo rural e de natureza.”, acredita.

 

Para o prefeito José Carlos Sandrini a visita do apresentador é uma divulgação importante do potencial turístico que a cidade possui em diversos segmentos. “Temos um potencial enorme em diversos segmentos turísticos, porém são dois os nossos destaques, o turismo religioso com Nossa Senhora das Brotas e o cultural com as pinturas rupestres. Tanto que fomentamos a reativação do Conselho de Turismo para que os empresários do setor se reunam e discutam as pautas importantes da área para que a administração pública e privada trabalhem unidas para o desenvolvimento de um turismo sustentável e economicamente forte.”, acredita o prefeito.