Nova edição do sistema Drive Thru para vacinação, Confira!


Pessoas com 69 anos ou mais que receberam a 1.a dose da vacina contra a COVID-19 no drive thru de março  receberão a 2.a dose neste sábado 

 

As demandas trazidas pela COVID-19 exigem reações rápidas e soluções inovadoras no combate a essa pandemia. A experiência desenvolvida no Município em 27/03/2021 quando foi utilizada a estratégia de um mutirão de vacinação no sistema drive thru para ampliar e agilizar os atendimentos para imunização das pessoas contra o novo coronavírus, mostrou resultados significativos superando todas as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde naquele momento, onde foram vacinadas mais de 570 pessoas.

No próximo sábado, dia 24/04/2021 a partir das 9h da manhã uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando um novo mutirão no sistema drive thru para que o público vacinado em 27 de março receba a 2.a dose do imunizante.

A enfermeira Carla Iezak, Coordenadora de Atenção Primária à Saúde no município lembra que “é importante tomar a segunda dose da vacina porque os estudos que testaram as vacinas determinaram uma maior eficácia quando se faz duas aplicações.”

“Além de aumentar a proteção contra a COVID-19, a segunda dose ajuda a prolongar o efeito do imunobiológico”, acrescenta Carla.

Portanto, sem a dose de reforço, as pessoas ficam menos protegidas contra o coronavírus e por um tempo mais curto. Quem não toma as duas doses estará mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem o esquema vacinal completo. Por conta disso, a pessoas que não tomas as duas doses não contribuem tanto para o controle da circulação do vírus.

Em relação a isso, o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, destaca que “a aplicação parcial da vacina pode favorecer o surgimento de cepas mais resistentes do coronavírus.”

Para o Secretário, o processo é simples de entender, “uma nova cepa supostamente mais potente do vírus poderia não resistir em um organismo que recebeu as duas doses, mas se reproduzir em outro que tomou apenas a primeira dose e, se um número grande de pessoas não completar o esquema vacinal de duas doses, essas novas variantes do vírus podem tomar conta da situação e piorar significativamente o cenário epidemiológico dessa pandemia.”

“Infelizmente, os movimentos antivacina, a desinformação e diferentes imunobiológicos com esquemas vacinais diferentes acabam interferindo no sucesso de todo o processo. Tudo isso precisa ser muito trabalhado para melhorarmos esse aspecto”, finaliza o Secretário.

Fica o convite para que todos os vacinados com a primeira dose em 27 de março compareçam nesse próximo sábado dia 24 de abril de 2021 das 9h às 15h no Pátio Kotacho em frente ao Tico Lanches na Avenida Manoel Ribas n.o 922.

 

                                                                                                                                                                                                                                                              Fonte: google.com.br/maps

Categorias: Saúde,