Mapa Social: Comunidade Quilombola – Família Xavier


Ocorreu no dia (02) de julho, na cidade de Arapoti, o lançamento Oficial do Mapa Social, local de origem da comunidade quilomba ao qual pertence à Família Xavier. Em Piraí do Sul temos 44 famílias pertencentes à Comunidade Quilombola Família Xavier.

Um mapa social é a representação de populações tradicionais de nossa cultura, como os ribeirinhos, extrativistas, indígenas, quilombolas e agricultores familiares; mas um mapa social não tem informações técnicas, os mapas apenas mostram o cotidiano de uma determinada comunidade.

Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil.

O Mapa ou Cartografia Social da Família Xavier faz o resgate de uma cultura e fortalece os laços de pertencimento desta família.

Ao mapear se reconhece, identifica o lugar onde se vive e trabalha, o lugar que guarda memórias, histórias e conflitos e, isto fortalece as lideranças da comunidade a lutarem pelos seus direitos. 

Reconhecer a presença da comunidade é possibilitar ambientes criativos, nos quais os projetos se conectem às dinâmicas já existentes nos territórios e que permitam também uma espécie de complementaridade entre o que já é parte dos modos de vida, ou dos fazeres das comunidades, possibilitando uma conexão também com aquilo que pode ser fortalecido através dos projetos.

A Biblioteca Municipal, anexa à Secretaria de Cultura e Turismo (Edifício Francisco J. Miró) possui três exemplares da Edição Especial com a referida Cartografia e neste link Clique Aqui você também tem acesso ao formato digital do material.

 


Categorias: cultura,