Lançamento do plano de ação para o fomento ao Turismo e atualização do Inventário de oferta Turística


O turismo em todo Brasil é um importante transformador de economias e sociedades,  no passo que promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. Além disso, os pontos turísticos tornam-se motivo de orgulho para os habitantes que aproveitam as oportunidades de descanso e lazer.

Potenciais naturais, como rios, lagos, morros, serras e cachoeiras são atrativos de grande procura por turistas. Sem falar na gastronomia, prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, igrejas, e manifestações culturais, trazendo assim, para a comunidade e para os turistas senso de preservação.

É evidente a importância de um planejamento estratégico para o turismo local no qual a administração pública e a iniciativa privada, juntos, se organizem para criar mecanismos que potencializem o crescimento, e promovam políticas de fomento e desenvolvimento sustentável para o setor.

A Secretaria Municipal de Turismo de Piraí do Sul tem por objetivo contribuir para o fortalecimento do turismo local, bem como consolidar a gestão turística cooperativa e descentralizada, avançando rumo a um modelo de desenvolvimento turístico a partir do qual os investimentos municipais respondam a especificidades próprias como uma visão integral do turismo no Brasil.

Como estratégia coerente, a Secretaria Municipal de Turismo, busca priorizar os produtos que melhor consolidem com maior eficiência a imagem de cada destino, gerando maior rentabilidade a curto, médio e longo prazo.

Nesse contexto, as atividades deste componente se concentrarão nos investimentos relacionados com o planejamento, a recuperação e a valorização dos atrativos turísticos públicos necessários para promover, consolidar ou melhorar a competitividade dos destinos em modalidades ou tipos específicos de turismo.

Em razão disso, através de Processo Licitatório foi efetuada a contratação de uma empresa especializada em turismo para realizar as seguintes demandas no município de Piraí do Sul – PR: Atualização do Inventário da Oferta Turística, Elaboração do Estudo de Demanda Turística e Elaboração do Prognóstico e Diagnóstico Turístico.

A empresa, representada pelo sr. Sidnei Varanis, esteve presente em nosso município entre os dias 04/07/2022 a 07/07/2022 para apresentar o modelo e o planejamento do trabalho para o decorrer dos próximos meses.

No debate de ideias na noite do dia (04), destacou-se a importância de colocar alguns projetos em prática, para desde já, gerar interesse ao público, no intuito de atrair um maior número de visitantes aos pontos turísticos já existentes e regulares em Piraí do Sul e aos potenciais pontos.

Sr. Sidnei Varanis, nos apresentou uma metodologia exequível para potencializar o turismo em nosso município. Assim, junto com o Trade de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo, conseguimos discutir as prioridades e consequentemente planejar projetos para o desenvolvimento do setor em Piraí do Sul.

O cronograma de ações, é dividido em 4 fases e a data prevista para entrega do material final é na terceira semana de dezembro de 2022.

A Secretaria em conversa com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) anseiam contemplar, juntamente da gestão, o exercício do direito aos piraienses e visitantes de usufruir dos serviços prestados com qualidade, pela empresa contratada.


Categorias: Turismo,