IBGE disponibiliza 27 Vagas para Censo Demográfico 2020 em Piraí do Sul


IBGE e Prefeitura  de Piraí do Sul fazem parceria para o Censo Demográfico 2020 que é muito importante para o País.  A prefeitura irá disponibilizar uma sala que será o posto de coleta, que servirá para reuniões e esclarecimentos de duvidas e coleta de sugestões.  A sala fica no Centro Administrativo Antonio Fanchin Filho, antigo Gralha Azul, na Rua XV de novembro.

O Censo 2020 vai ajudar a conhecer melhor o Brasil, os estados e, principalmente, os municípios para que sejam pensadas e aplicados adequadamente as politicas públicas.

Outra questão importante do Censo é que ele acompanha o crescimento, a distribuição geográfica e evolução das características da população ao longo do tempo. Ajuda a identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos. Além disso, ajuda a selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social. Também é referência para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no País, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município; e fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

O coordenador censitário de subáreas das cidades de Jaguariaíva, Sengés, Piraí do Sul e Dr. Ulysses,  Gabriel Turnes Muliterno  salienta que só em Piraí do Sul o IBGE disponibiliza 28 vagas ao todo, sendo 23 para recenseador, 03 para ACS (Agente Censitário Supervisor) e 02 para ACM (Agente Censitário Municipal) A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020.

Gabriel destaca que serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.

Ele salienta que os recenseadores, serão identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão.

Caso o morador tenha dúvidas de legitimidade  do recenciador o cidadão poderá conferir a identidade pelos canais: respondendo.ibge.gov.br ou gratuitamente para 08007218181.

Sobre as vagas

As inscrições para os processos seletivos vão até 24 de março no site do Cebraspe. A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80 e para Recenseador, de R$ 23,61. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, inclusive pela internet, ou casa lotérica.

As provas para ACM e ACS serão aplicadas no dia 17 de maio, nos 4.612 municípios onde há disponibilidade de vagas. No fim de semana seguinte (dia 24 de maio), ocorre em todos os 5.569 municípios do país a prova para Recenseador. A diferença de datas permite ao concorrente participar dos dois processos seletivos.

Mais detalhes sobre a vagas : https://www.cebraspe.org.br

Mais detalhe sobre o Censo: https://censo2020.ibge.gov.br/

Em Piraí do Sul o IBGE disponibiliza 27 vagas, : sendo 23 para recenseador, 03 para ACS (Agente Censitário Supervisor) e 01 para ACM (Agente Censitário Municipal). As inscrições para os processos seletivos vão até 24 de março no site do Cebraspe.


Categorias: Administração,