Finalizada a obra da nova Farmácia Municipal e Centro de Fisioterapia da Prefeitura


Nesses últimos dias de dezembro, a empresa responsável pela reforma do imóvel da antiga Rodoviária concluiu a obra e entregou oficialmente as chaves do novo prédio para a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul, que em breve irá implementar a Farmácia Básica e o Centro de Reabilitação Física e da Fala, que passará a atender a população usuária dos serviços públicos de saúde do município. O novo prédio fica no centro da cidade o que irá facilitar a dispensação de medicamentos e o acesso aos pacientes que necessitam dos serviços de fisioterapia e fonoaudiologia. A obra agradou muito os piraienses, pois, além de disponibilizar novos serviços, o local ficou abandonado por muitos anos. 

O investimento na obra de reforma e nos móveis e equipamentos ultrapassa R$ 600.000,00, realizados integralmente com recursos próprios do município.

Para atender e facilitar o atendimento dos pacientes da Zona Rural, os estacionamentos para os ônibus municipais foram mantidos no local.

Para denominar os espaços públicos foi apresentado pelo Prefeito à Câmara de Vereadores um Anteprojeto de Lei com as indicações dos nomes de dois cidadãos piraienses, bastante admirados pela comunidade.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, explica que a indicação desses nomes é muito mais do que uma homenagem, é, antes de tudo, um reconhecimento da dedicação destas pessoas para com a comunidade. “Nada mais justo que homenagearmos um farmacêutico ao denominar o novo prédio da Farmácia Básica, e quando se refere a este profissional em Piraí do Sul, o nome de Jurandyr Marcondes Ribas, ‘Seu Jura’, é praticamente um sinônimo de farmácia.”, explica o Secretário.

Em relação à escolha da professora Adriane Izidoro, para o Centro de Reabilitação, a justificativa se dá, por causa de sua superação, pois mesmo com problemas físicos sempre esteve disposta a ajudar à comunidade. “A Adriane foi um exemplo de superação e de vida. Ela teve coragem e lutou bravamente vencendo barreiras e deixou um belo exemplo de vida e amor ao servir o próximo”, destaca o Secretário.

O prédio possui espaços otimizados e adequados às exigências legais de acessibilidade, a exemplo dos banheiros adaptados para as pessoas com necessidades especiais. Além disso, o amplo ambiente da sala de fisioterapia possui rampas de acesso ao mezanino que servem para atividades especificas das atividades terapêuticas.

O prédio é amplo, arejado e muito bem iluminado, com bom dimensionamento interno dos espaços, seguindo fielmente à legislação específica para esse tipo de ambiente. Com espaçosa sala de espera, a Farmácia conta com três guichês, que permitirão o atendimento simultâneo de até três pessoas, e terá também um painel para gerenciamento de senhas eletrônicas.


Categorias: Saúde,