Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha celebra 25 anos!


Em uma cerimônia emocionante, realizada no auditório do Colégio Santa Marcelina, o Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha relembrou a sua trajetória nestes 25 anos de existência. Na oportunidade participaram pessoas que lutaram pela modalidade e a contribuíram para que a modalidade fosse um grande sucesso até hoje, sendo uma das modalidades esportivas mais vitoriosas do nosso Município.

A ideia de criar um Clube de Xadrez em Piraí do Sul partir do Professor Hélio Saldanha Júnior, em 1996. O Professor observou que naquela época vários enxadristas jogavam em suas casas e outros locais que serviam como uma espécie de reunião de amigos que gostavam de praticar o esporte. Até que por volta de fevereiro de 1997, o Professor Hélio Saldanha Júnior apresentou o projeto de fundação do Clube à então Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Maria Beatriz Barbosa Búrigo, que aliás, sugeriu o nome do Professor Hélio Saldanha para batizar a sala de Xadrez, tendo em vista o seu envolvimento. Após o projeto ser aprovado pelo Prefeito da época, Sr. Rodnei Kaili Abrão Jayme (In memoriam), começaram os preparativos para a fundação do Clube de Xadrez.

Na cerimônia de celebração várias histórias foram contadas e rememoradas mostrando o quanto a modalidade mudou a vida das pessoas em nossa cidade.

Na oportunidade foram homenageadas com a medalha de honra ao mérito pelos 25 anos do Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha: Carlos dos Santos Carneiro, Carlos Bolivar, José Pedro Cardozo, Hélio Saldanha Júnior, Maicol Lizandro Ribeiro, Marcos Vicznevski Busquete, Maria Beatriz Barbosa Búrigo, Maricelso Ribeiro, Maurides Ferreira da Silva Júnior, Paulo Eduardo Medeiros, Rodnei Kalil Abrão Jayme (In Memoriam), Rolan Ronei Ressetti, Sérgio Vicznevski Busquete, Vera Saldanha Sguario (In Memoriam) e Wilian José Ribeiro Alves. Também foram lembrados, Jaime Sunye Neto e Vinicius Follador Auer.

Além das homenagens também foi entregue a medalha de destaque do Xadrez Piraiense em 2021, para a campeã Pan-americana, Mitzi Vedan de Ramos e conhecidos os integrantes do Hall da Fama do Xadrez Piraiense 2022, Carlos Bolivar, José Pedro Cardozo, Professor Hélio Saldanha (In Memoriam), Maurides Ferreira da Silva Júnior e Paulo Brizola Machado.

O Prefeito Henrique de Oliveira Carneiro, parabenizou todos os que estiveram ao longo dos 25 anos à frente do club, e que de alguma forma contribuíram para que esse esporte tivesse no decorrer de sua trajetória várias conquistas e reconhecimento internacional. “O xadrez é uma modalidade abrangente e que favorece diversos aspectos no desenvolvimento psicológico e cognitivo de nossos jovens, ajudando no raciocínio, atenção, concentração e socialização.”completa o prefeito.

Maurides Júnior, destaca que nestes 25 anos a frente do Clube, sempre contou com a ajuda de muita gente, que da mesma forma nutrem um grande amor pela modalidade e fazem com que essa chama permaneça sempre acesa. “É uma honra e uma alegria poder fazer parte desta linda e vitoriosa história.”

 

Confirma o vídeo documentário que conta um pouco destes 25 anos do Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha. (Clique Aqui)

 

             

 


Categorias: Esporte,