Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids “Dezembro Vermelho”


“Dezembro Vermelho” movimenta as UBS´s em Piraí do Sul

Unidades Básicas de Saúde intensificam ações educativas e testagem para diagnóstico de contaminação pelo vírus

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei n.º 13.504/2017 com o objetivo de mobilizar a população na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O movimento Dezembro Vermelho foca também na conscientização a respeito das ISTs, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode ocorrer, também, verticalmente, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Prevenção:

O uso do preservativo em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

As unidades de saúde do SUS disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.

“Dezembro Vermelho” em Piraí do Sul

Por causa da pandemia, as atividades da campanha, pelo segundo ano consecutivo, foram reduzidas e adaptadas, principalmente, para o ambiente digital.

A Secretaria Municipal de Saúde optou por realizar rodas de conversa presenciais em cada UBS separadamente, com agendamento prévio e se tomando todas as medidas de segurança recomendadas.

Vários encontros foram realizados na Unidades Básicas de Saúde além de algumas empresas que solicitaram a ação junto aos seus colaboradores.

Uma dessas empresas foi a Iguaçu, Celulose e Papel onde mais de 120 pessoas participaram da ação que contou com palestra, distribuição de preservativos e testagem rápida para diagnóstico de HIV naqueles que manifestaram interesse.

As unidades de saúde da rede pública de saúde do Município continuam no clima do Dezembro Vermelho até o final do mês. Utilizando-se balões, cartazes e adereços, os espaços foram decorados com a cor do movimento mundial.

A enfermeira Carla Iezak lembra que “as campanhas de divulgação e esclarecimentos à população usuária do SUS no município já fazem parte da rotina anual dos servidores da Secretaria de Saúde”.

Jéssica Moura da Silva, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde destaca que “essas ações são muito importantes, principalmente aquelas realizadas nas empresas, pois muitos trabalhadores tem dificuldade em procurar as UBS´s para consultas, orientações e realização de exames no horário comercial”.

“As Unidades Básicas de Saúde se mobilizaram para essa importante campanha, e é isso que a Secretaria de Saúde deseja: que todos os profissionais estejam envolvidos tanto na divulgação quanto na orientação a cada paciente”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini.

A Campanha do “Dezembro Vermelho” se estenderá até o dia 31 de dezembro em todas as Unidades de Saúde do município.


Categorias: Saúde,