AMCG institui Comitê Territorial Avança Campos Gerais


Nesta terça-feira, (19), foi lançado em evento na sede da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) a instituição do Comitê Territorial Avança Campos Gerais, um grupo organizado e preocupado com o desenvolvimento sustentável de seus municípios. Os Comitês estão sendo formados e constituídos no Paraná desde 2013 com a iniciativa do Sebrae. Na região, conta ainda com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e ACIPG a frente do projeto. “Os Comitês têm como principal objetivo a melhoria do ambiente de negócios dos municípios. A AMCG tem total interesse no tema, já que visa sempre o desenvolvimento em conjunto de seus municípios”, explica o presidente e prefeito de Castro, Moacyr Fadel.

O Comitê Avança Campos Gerais abrange dez dos 19 municípios da AMCG, sendo Ipiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. O Comitê conta como presidente a diretora de Relações Institucionais da ACIPG, Giorgia  Bin Bochenek, e como vice, o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro do Paraná (CACICPAR). Lino Cesar Castanho Lopes. “A importância desse comitê é agregar pessoas, empresas, academia e instituições para fomentar e aprimorar as políticas públicas e o desenvolvimento social e econômico da região. A finalidade é criar um ambiente de oportunidades e negócios para gerar mais renda e riquezas nos Campos Gerais”, explica Giorgia.

Para a institucionalização do Comitê, seus integrantes passaram por três meses de preparação e capacitação. “Capacitamos as lideranças para compor esse grupo e dar suporte às ações futuras”, explicou o responsável pelo Comitê no Sebrae, Emerson Lourenço.

Neste primeiro momento, as ações do Comitê Territorial Avança Campos Gerais conta com quatro eixos de trabalho. Inovação, Compras Públicas, Associativismo e Acesso ao Mercado garantem os primeiros meses de ações, que já estão em andamento. Cada eixo conta com uma coordenação dentro do Comitê. O gerente institucional da ACIPG, Gilmar Denck ficou responsável pelo associativismo; o Secretário Municipal de Agricultura de Ponta Grossa, Bruno Costa pelo eixo Compras Públicas; a docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Gislaine Martinelli Baniski pelo acesso ao mercado; e do Cescage Jaqueline Fonseca Rodrigues, pelo eixo Inovação.


Categorias: Administração,