Agentes Comunitários de Saúde de Piraí do Sul recebem tablets para informatizar e otimizar o serviço prestado à população


A Prefeitura de Piraí do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou a entrega de tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário dos ACS´s, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, também ampliar o número de visitações.

Até então, o trabalho desses profissionais era realizado manualmente, com preenchimento de fichas em papel. Terminada a visita, os agentes ainda precisavam digitar os dados em dois sistemas de informação.

Agora, com os tablets, todo esse retrabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado para o sistema informatizado da Secretaria de Saúde o qual envia automaticamente esses dados para o sistema do Ministério da Saúde.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Jessica Moura da Silva, todos os 40 Agentes Comunitários de Saúde, das nove (9) Equipes de Saúde da Família das seis (6) Unidades Básicas de Saúde, receberão o equipamento. A previsão é que, já neste mês, os agentes comunitários estejam utilizando o novo recurso tecnológico.

Cada unidade passará por capacitação com a equipe de Divisão de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Saúde. O tablet possui o aplicativo “IDS AD Saúde”, que atualiza cadastro dos cidadãos, registra a visita domiciliar, visualiza agendamentos nas UBSs, vacinação, entre outros atendimentos.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, o recurso beneficiará as áreas atendidas pelas UBS´s que possuem Estratégia Saúde da Família (ESF) e a área rural do município. “Será possível fortalecer a promoção da qualidade de vida da população de Piraí do Sul e intervir nos fatores que podem colocar a saúde em risco de uma forma mais rápida com informações geradas no sistema em tempo real. Com isso a atenção à saúde pode ser alcançada de forma equânime e contínua, fortalecendo as ESF como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, ressalta.

ACS´s

Atualmente, Piraí do Sul possui nove (9) equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam nas Unidades Básicas de Saúde que abrangem os bairros Vila Dalcol; Vila Brasilinha; CTG; Jardim Primavera; Vila Paraná; Cristo Redentor; Colina Santa Marcelina; Vila São Pedro; Jardim Fidelix Maciel; Três Santas; Centro; Ronda; Itiberê; Vila Nossa Senhora Aparecida; São Lourenço; Ressaca; Piraí Mirim; Jararaca; Capinzal; Fundão, entre outras.

O ACS é fundamental na composição das equipes da ESF, pois são eles que realizam o acolhimento e cadastro das famílias, através das visitas domiciliares. Trabalham como mediadores, ajudando na interlocução entre a gestão e a comunidade e, muitas vezes, sendo a principal via de acesso a programas de saúde e de qualidade de vida para pessoas que vivem em comunidades carentes ou mais afastadas.

Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.

 


Categorias: Saúde,